23/10/2025 10h23 - Atualizado em 23/10/2025 10h45

Projeto Ofício febril realiza palestra sobre relação texto/imagem como procedimento de criação

Na próxima quinta-feira (30), acontece no Auditório do Centro de Artes (Car), da Universidade Federal do Espírito Santo, campus de Goiabeiras, Vitória,  a palestra “O cão, o cavalo e o céu”, promovido pelo projeto Ofício febril, com as artistas Cecilia Costa, Luiza Leite e Tatiana Podlubny, realizadoras da editora Fada inflada. O evento acontece às 18 horas, e contará com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto Ofício febril conta com palestras e oficinas formativas com convidados, produção artística em processos gráficos com artistas e uma semana de ateliê aberto à visitação.

O projeto é realizado com recursos do Edital 09/2024 - Artes Visuais com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretária da Cultura (Secult), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAb), do Ministério da Cultura (MinC). Em parceria com o projeto de pesquisa Ofício febril, Departamento de Artes Visuais (DAV) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que propõe o primeiro ateliê de tipografia voltado para produções artísticas contemporâneas no Estado. A coordenação do projeto é de Aline Dias e Diego Rayck e produção de Yurie Yaginuma.

O projeto Ofício febril propõe a realização de trabalhos de arte e atividades de formação e difusão dedicadas à produção artística em meios impressos, mobilizando saberes e fazeres ligados à leitura, escrita, edição, produção gráfica e publicação de artistas. São encontros de partilha e oficinas com profissionais ligados à produção editorial, envolvendo práticas de leitura e escrita, processos de edição e produção gráfica na arte contemporânea e seus diálogos com a literatura, o design e a cultura do livro e, sobretudo, formas de partilha e de publicação, como a palestra O cão, o cavalo e o céu.

Fada inflada é uma editora independente e coletivo de artistas cariocas que elabora produções editoriais com ênfase em projetos que implicam a relação entre a imagem e o texto, além de praticarem situações performativas como partida para as criações. 

Interessadas em livros, artes gráficas, desenho, design, artes visuais, poesia, ensaios, tradução e performance, as artistas da Fada inflada realizam projetos que tensionam as relações entre texto e imagem, em compromisso com as práticas experimentais e colaborativas. A conversa O cão, o cavalo e o céu trará para o diálogo com o público de Vitória uma rica produção que envolve texto, imagem, práticas performativas e coletivas em algumas publicações da editora.

Cecilia Costa é designer e editora. Mestre em Tipografia pelo Werkplaats Typografie e programadora visual pela UFRJ, trabalha em projetos editoriais, impressos e digitais, nos campos da cultura, educação e pesquisa. Juntou-se à Fada inflada em 2019.

Luiza Leite é editora, pesquisadora e escritora. Mestre em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional) e doutora em Literatura Comparada (UERJ), fez pós-doutorado em Artes da Cena (UFRJ). Publicou “Rasuras n’água” (Azougue), “Cavalo imóvel” (Zazie), “Tudo que se aproxima faz um som” (Garupa e kza1), “Cineminha xangai” (Fictícia), “A superfície dos dias” (Círculo de Poemas / Fósforo), entre outros.

Tatiana Podlubny é designer, artista visual e editora. Em 2007, criou a editora Fada inflada para unir sua experiência na área gráfica e do design às práticas do desenho e da edição. Formada em Desenho Industrial (UFRJ), é mestre em Artes Visuais pelo PPGARTES UERJ. Trabalha em projetos editoriais ligados ao campo das artes e da cultura.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard