Projeto ‘Música para Todos’ alcança 19 municípios do Estado
.png?v=638760922000172330)
O Projeto “Música para Todos”, que oferece cursos gratuitos de iniciação à Música, acaba de ampliar a sua cobertura com a inclusão de mais dez municípios capixabas, chegando à marca de 19 polos, todos equipados para atividades de estudos e prática musical. A iniciativa é uma parceria entre a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Sead/Ufes) e a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), do programa UniversidadES, do Governo do Estado.
O “Música para Todos” foi inaugurado em 2024, oferecendo mais de 500 vagas para seis cursos, em nove municípios do Estado. Com a inclusão de mais dez polos, a expectativa é de formar mais de mil alunos até o fim deste ano. Os cursos oferecidos são:
- Introdução aos conceitos da linguagem, tecnologias e produção musical;
- Desenvolvendo a musicalidade por meio da percussão;
- Introdução ao mundo das teclas;
- Iniciação ao violão.
“Estamos dando mais um passo importante na universalização do ensino musical no Espírito Santo e fazendo uma das maiores entregas da instituição. Com essa modalidade de extensão, estamos atendendo a uma antiga reivindicação dos capixabas, a de introduzir novos alunos ao universo musical, oferecendo cursos para quem está começando do zero e sem precisar se deslocar para Vitória”, afirmou o diretor da Fames, Fabiano Araújo.
Os cursos são ministrados na modalidade semipresencial, na qual o aluno tem acesso às videoaulas ministradas por professoras da Fames, dentro da na plataforma Colibri, da Ufes. Já as atividades presenciais acontecem nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e nos polos do Centro Estadual de Educação Tecnológica (Ceet) de cada município, sob a orientação de profissionais mediadores.
"O projeto ‘Música para Todos’ é uma grande conquista para a democratização do ensino musical no Espírito Santo. A ampliação para 19 municípios reforça nosso compromisso em levar oportunidades de aprendizado para cada vez mais capixabas, unindo tecnologia, cultura e educação. A parceria entre a Secti, a Fames e as demais instituições envolvidas permite que alunos de diversas regiões tenham acesso a cursos de iniciação musical de qualidade, sem precisar se deslocar para a capital. Estamos investindo na formação de novos talentos e no fortalecimento da cultura capixaba, garantindo que a música chegue a todos os cantos do nosso estado", afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
O projeto já atende os municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, São Mateus, Santa Leopoldina, Serra, Vargem Alta e Vitória. Neste ano, também estará presente em João Neiva, Nova Venécia, Conceição da Barra, Cariacica, Guaçuí, Jaguaré, Piúma, Colatina, Santa Teresa e Pinheiros.
Para terem acesso aos cursos, os candidatos são selecionados por ordem de inscrição. O edital de chamamento será lançado em data a ser definida e estará disponível no site da Fames. (fames.es.gov.br)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa
(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857 / (27) 98169 7995
sandro.barbosa@fames.es.gov.br