Projeto ‘Maré de Ideias’ apresenta programação cultural resultante da capacitação de coletivos juvenis no mês de agosto
O projeto “Maré de Ideias – Rede Cultural das Juventudes de São Pedro” continua apresentando, no mês de agosto, diversos eventos culturais produzidos por coletivos juvenis do território da Grande São Pedro, em Vitória, selecionados durante o ciclo de formação do projeto. Ao longo de sua realização, que está entrando na etapa conclusiva, o projeto incluiu a realização de oficinas voltadas para a economia criativa e os direitos humanos, selecionando cinco bolsistas que trabalharam na produção com nove coletivos da região.
Os eventos do mês de agosto tiveram início nesta sexta-feira, (02), às 19 horas, no Centro de Referência da Juventude (CRJ) de São Pedro, em Vitória, onde será o lançamento oficial da Mixtape “Ilhados”, em que vários artistas MC's contribuíram na compilação musical. A entrada é gratuita.
Alguns coletivos selecionados realizaram ações e eventos culturais de diversas linguagens nos bairros da Grande São Pedro, no mês de julho, como o Festival Pipa Voa, e os Slam’s RST e Zacimba Educa. O projeto foi contemplado no Edital nº 03/2022 – seleção de projetos de valorização da diversidade cultural capixaba.
Oficina de produção cultural. Foto: Day Tosta
De acordo com a produtora do projeto, Lena Côgo, o projeto está promovendo ações significativas no território, estimulando a autonomia dos jovens e os coletivos envolvidos, com ações formativas efetivas que proporcionam um amplo conhecimento na área de produção cultural, elaboração de projetos para captação de recursos e aceleração dos mesmos. Diretamente, 50 jovens estão envolvidos na iniciativa, entre os integrantes dos coletivos e bolsistas nas áreas de fotografia, produção cultural e social media.
“’Maré de ideias’ tem gerado uma grande mobilização na comunidade de São Pedro, potencializando ações que já eram realizadas pelos coletivos do território e proporcionando o surgimento de novos projetos e coletivos, sempre buscando provocar novos conhecimentos e possibilidade de ser, agir e criar, atrelando a cultura aos direitos humanos”, destaca Lena Côgo.
Após a finalização dos eventos, os coletivos participarão, no dia 10 de agosto, da oficina Moqueca na Mesa – Criação de Portfólio: Métodos de criação de portfólios e registro da memória dos projetos culturais realizados
Programação:
02/08 – 19h - Lançamento da Mixtape do Coletivo Ilhados.
Local: CRJ São Pedro – Bairro Redenção
03/08 – 14h - Slam Resiste
Local: CEU – Bairro Santo André
03/08 – 18h – Show de Trap – RTSP – A Revolta Cibernética
Local: CEU – Bairro Santo André
04/08 – 18h – Festival de Dança: Palestina Cultura Livre e Apresentações de circo: Coletivo Ação Circense
Local: Quadra de esportes – Bairro Comdusa
Contato: Fred Farias – Oficineiro: 27 99810-473
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583