28/08/2019 10h35

Projeto em Cachoeiro de Itapemirim transforma histórias das pessoas em crônicas

Cia NÓS de Teatro apresenta Intervenção literária neste sábado (31) e domingo (01).

Este final de semana as praças Jerônimo Monteiro e Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, serão ocupadas com a intervenção literária, “Ciclos Sentidos ou Cartas Crônicas Escritores Anônimos”. Um único espectador é convidado a entrar em uma tenda fechada, sem sapatos e de olhos vendados, a partir disso ele vivencia diferentes sensações que surgem através da neutralização da visão, o permitindo ser afetado por outros sentidos. Através de uma vivência imersiva e íntima, os convidados aguçam suas sensibilidades em função de uma busca pelo “extraordinário do dia-a-dia”, para transformá-lo em crônica.

 O projeto é uma realização da Companhia NÓS de Teatro e foi contemplado através do edital 004/2018 de Coletivos Artísticos Juvenis, da Secretaria de Cultura do Estado – Secult.

 Seu objetivo é de transformar o cotidiano em algo extraordinário, instigando as pessoas que passam pelas praças, sem nenhuma pretensão, a vivenciarem algo diferenciado em suas vidas. Através disso é possível difundir o gênero literário das crônicas – um dos principais eixos do projeto –, pois cada pessoa que passa pela performance tem sua história transformada em crônica. Estas por sua vez, são postadas diariamente como autor anônimo no blog “As Outras Coisas Da Vida”, onde as pessoas que já passaram pela vivência, podem ter acesso e ler tanto histórias de outras pessoas, como suas próprias histórias.

 “A curiosidade que é instigada, leva as pessoas a quererem vivenciar o momento, mesmo sem saber bem do que se trata. O resultado sempre é transformador. Ao saírem da tenda seus olhos brilham e nota-se que algo está diferente. É curioso como quem sai da tenda, compra a brincadeira e não conta para ninguém do que se trata, pois sabe que o divertido é realmente experiência”, disse Brenda Perim, uma das criadoras da performance. 

 Ao saírem da tenda os participantes se deparam com um varal de crônicas, onde podem ler as histórias de outras pessoas, e se preferirem podem pegar algumas e levar para casa como lembrança do acontecimento. As crônicas neste varal também estão escritas em braile, uma vez que a intervenção é extremamente acessível a qualquer pessoa que queira participar.

 Além da ocupação das praças a intervenção já passou pela Casa dos Bragas, pelas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Claudionor Ribeiro e Agostinho Simonato. No dia 09 de setembro estará no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Liceu Muniz Freire.

 Serviço:

 Realização: Cia NÓS de Teatro

31/08 (Sábado) – pela manhã na Praça Jerônimo Monteiro

01/09 (Domingo) – pela manhã Praça de Fátima

Acesso ao blog em:  https://ciclossentidos.nosdeteatro.art.br/

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard