Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial no contexto das Comunidades Tradicionais é premiado pela UnB
No dia 18 de novembro, o projeto “Monumento Natural dos Pontões Capixabas: Educação Ambiental e Patrimonial no contexto de Povos e Comunidades Tradicionais”, realizado em 2023 pela Associação Pomerana de Pancas (APOP), foi premiado no III Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos Mireya Soárez, da Universidade de Brasília (UnB).
O projeto, que foi executado no município de Pancas, consistiu na oferta de um curso de formação continuada para professores, com o objetivo de qualificar a prática docente destes profissionais, repercutindo reflexões relacionadas a aspectos históricos, ambientais, culturais, políticos e sociais, que permeiam o contexto da região do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, com ênfase na educação ambiental e patrimonial de povos e comunidades tradicionais, em especial, das comunidades pomeranas locais.
O curso foi realizado no primeiro semestre de 2023, dividido em três módulos temáticos: I – Monumento Natural dos Pontões Capixabas; II – Povos e Comunidades Tradicionais; III – Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental e Educação Patrimonial. Como resultado, tiveram 46 professores concluintes e certificados pela UnB; 17 escolas envolvidas, sendo duas estaduais e 15 municipais; e, aproximadamente, dois mil estudantes alcançados.
Devido ao sucesso da iniciativa, foi possível realizar uma 2ª edição do curso no segundo semestre de 2023. A segunda turma teve como resultado: 35 professores cursistas certificados; oito escolas envolvidas; e, aproximadamente, 680 estudantes alcançados.
O Projeto, que teve todas as atividades gratuitas, foi uma realização da Associação Pomerana de Pancas (APOP), por meio do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult).
Idealização
O curso foi idealizado e realizado pelo professor Helmar Spamer, tendo como referência sua pesquisa de mestrado “Monumento Natural dos Pontões Capixabas: identidade pomerana na luta por direitos e território”, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Brasília, na área de Sustentabilidade junto aos Povos e Territórios Tradicionais (MESPT/UnB).
A pesquisa se propôs a analisar a relação entre as práticas vigentes de proteção ambiental no Brasil, a invisibilização dos modos de vida e os saberes da tradição e a violação dos direitos de povos e comunidades tradicionais. O estudo foi desenvolvido junto à comunidade pomerana do município de Pancas, Espírito Santo, cujo território tradicional foi transformado em Unidade de Conservação (UC), o Monumento Natural dos Pontões Capixabas.
Com o objetivo de oferecer uma devolutiva mais próxima da comunidade, para que a mesma pudesse se apropriar das informações, surgiu a ideia de transformar a pesquisa em um curso de formação continuada para os professores da educação básica que atuam na região pesquisada. Nesse sentido, foi considerado o potencial replicador dos professores enquanto agentes educativos.
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