08/12/2025 11h44 - Atualizado em 08/12/2025 12h12

Projeto Cinema em Toda Parte encerra ciclo de 2025 com Mostra Final de curtas-metragem

Foto: Tati Beling/Secult

O Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, recebeu na tarde da última sexta-feira (05) um grande encontro entre cultura, educação e juventude. A Mostra Final do projeto Cinema em Toda Parte contou com a exibição dos curtas-metragem produzidos por alunos dos dez municípios participantes.

Com investimento total de R$ 524.438,60, o Cinema em Toda Parte é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Abequar, selecionado por meio de chamamento público. A ação tem apoio da Secretaria da Educação (Sedu) e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

Os curtas-metragens produzidos pelos estudantes são resultado de oficinas teóricas e práticas, vivências criativas e do envolvimento direto dos jovens em todas as etapas da produção audiovisual, durante um ano de ciclo de formações. Cada curta refletiu a visão, a sensibilidade e as histórias de suas comunidades.

Durante o evento os secretários de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e da Educação, Vitor de Angelo, e o representante do Instituto Abequar, Saulo Queiroz, realizaram a entrega dos certificados aos alunos participantes e prestigiaram as exibições dos curtas. 

“O segundo ciclo do Cinema em Toda Parte reafirma o compromisso do Governo do Estado com a democratização do acesso à cultura e com a ampliação das oportunidades no audiovisual capixaba. Nesta edição, acompanhamos estudantes da rede pública mergulhando em processos criativos, experimentando linguagens, construindo suas próprias narrativas e descobrindo, de perto, a força que o cinema tem para transformar vidas”, pontuou o secretário Fabrício Noronha.

O secretário reforça ainda o papel do projeto na trajetória dos jovens participantes: “Mais do que ampliar repertórios, o projeto fortalece a autoestima, incentiva o pensamento crítico e abre portas para trajetórias profissionais que antes pareciam distantes. Hoje celebramos os resultados, mas também algo maior: o impacto real e duradouro de garantir aos nossos jovens as ferramentas, o espaço e a confiança para que ocupem, com protagonismo, o futuro do audiovisual no Espírito Santo.”

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que o projeto fortalece a integração entre cultura e educação como estratégia de formação integral dos estudantes. “O Cinema em Toda Parte mostra como cultura e educação caminham juntas na construção de novas oportunidades para nossos jovens. Quando levamos o audiovisual para dentro da escola, ampliamos repertórios, estimulamos a criatividade e oferecemos caminhos profissionais que dialogam com o mundo contemporâneo. Essa iniciativa democratiza o acesso à cultura e, ao mesmo tempo, potencializa o aprendizado, fazendo da escola um espaço vivo de expressão, inovação e futuro”, afirmou o secretário.

Já o produtor cultural do Instituto Abequar, Saulo Queiroz, reafirma a importância das produções. “Ver esses jovens ocupando o Theatro Carlos Gomes com suas histórias é celebrar a força da cultura capixaba. Cada curta produzido mostra o olhar único de uma nova geração que valoriza suas raízes, seus sotaques e seus territórios. O Cinema em Toda Parte prova que quando oferecemos oportunidade e formação, o Espírito Santo revela talentos incríveis que já fazem parte da construção do nosso futuro audiovisual”, destacou.

 

O projeto

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de ensino, para estudantes com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes.

O projeto engloba a realização de oficinas teóricas e práticas, produção de curtas-metragem, a Mostra Final e a implementação de dez Núcleos Audiovisuais, em cada um dos municípios participantes.

Cada núcleo foi equipado com infraestrutura para atender aos objetivos dos processos de formação, produção e difusão do audiovisual. Os kits de equipamentos audiovisuais são formados por fone de ouvido, microfone, câmera, tripé profissional, HD Externo, Cartão SDXC 64Gb, Computador de Trabalho e gravador digital.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707

Assessoria Instituto Abequar
Nayara Pinheiro Caetano da Silva

Telefone: (27) 99630-5580
nayara.pinheiro@abequar.org.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard