29/07/2019 09h37 - Atualizado em 29/07/2019 09h46

Projeto capixaba incentiva produção literária em obra interativa

O livro “Uma palavrinha” será lançada no dia 3 de agosto, sábado, no Parque Moscoso, em Vitória.


O grupo Boas de Prosa, formado pelas escritoras Juane Vaillant, Isabella Mariano e Aline V. Miranda, lança, no próximo dia 3 de agosto, o livro “Uma palavrinha”. O evento acontece partir das 16h30, no Parque Moscoso, em Vitória, e terá um sarau com o coletivo Slam Nísia.

A publicação foi contemplada com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), por meio do Edital 004/2018 – Coletivos Artísticos Juvenis." Os livros serão vendidos pelo valor de R$ 20,00.

O material é interativo e busca incentivar a leitura e a escrita literária, além de ajudar quem quer começar a escrever ou treinar a escrita. Para as autoras, o bloqueio criativo não é tão incomum e pode ser quebrado com a ajuda de alguns estímulos específicos.

A escritora e produtora audiovisual, Juane Vaillant, conta que sua motivação para escrever o livro foi a certeza de que qualquer pessoa pode fazer literatura. “Mesmo que não queria ‘seguir carreira’. Além disso, a literatura é uma forma eficaz de autoconhecimento e reflexão. Eu gostaria que as pessoas parassem de ver literatura e escrita como algo complicado e distante”, afirmou.

Além de ser um livro autoral que reúne diversos gêneros literários como conto, crônica, poesia e cartas, a obra conta com uma proposta pedagógica, com diversos exercícios literários. Nele, o leitor é convidado a conhecer os processos criativos das autoras, traçar um comparativo entre seus estilos literários e se aventurar no caminho que elas percorreram para chegar até ele.

“Com o livro, eu pretendo alcançar primeiramente os leitores ativos que acham que nunca escreverão tão bem como suas referências e mostrar que cada um tem sua forma de escrever e que a literatura clássica é só uma delas”, disse Juane Vaillant.

Em uma espécie de diálogo com as escritoras do grupo Boas de Prosa, o leitor se transforma em escritor ao ser convidado a desenvolver uma série de textos a partir de dicas que dialogam muito com o cotidiano. 

Sobre as autoras:

- Juane V. Miranda: É formada em Rádio e TV e trabalha com produção Cultural e audiovisual. Além de fazer parte do Boas de Prosa, játrabalhou nos coletivos "Projeto Boca a Boca", "Assédio Coletivo" e atua na área do cinema através da produtora "Bangladesh". Juane tem o livro "O mundo de Cá", lançado pela Pedregulho, além de contos publicados em diversas coletâneas.

 

Instagram literário: www.instagram.com/escrevinhadorajuane

 

- Isabella Mariano: Formada em Jornalismo e mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Isabela tem dois livros publicados: "Gotas" (independente) e "Cortes lentos", pela editora Pedregulho. Isabella trabalha no site cultural "Sou ES" e é editora da revista literária Trino.

 

Instagram literário: www.instagram.com/corteslentos

 

- Aline V. Miranda: É da área da Educação, formada em Pedagogia pela Ufes, e faz estudos na área de Gênero. Na escrita, sua área é mais a poesia. Aline participou do Livro "Elas em órbita" e também trabalha com produção cultural, tendo feito parte do "Assédio Coletivo".

 

Serviço:

Lançamento oficial do livro “Uma Palavrinha”

Autoras: Aline V. Miranda, Isabella Mariano e Juane Vaillant (grupo Boas de Prosa)

 

Sinopse: O livro "Uma Palavrinha" foi idealizado pelas escritoras Juane Vaillant, Isabella Mariano e Aline V. Miranda. Trata-se de um material interativo que visa a incentivar a leitura e a escrita literária. Além de ser um livro autoral que reúne diversos gêneros literários como conto, crônica, poesia e cartas, a obra conta com uma proposta pedagógica, com diversos exercícios literários.

 

Local: Parque Moscoso (Centro, Vitória)

Dia: 3 de agosto (sábado)

Horário: 18 horas

Entrada franca

Para saber mais, acesse www.boasdeprosa.com.br.

Contato: 27 99725-0502 – Juane Vaillant


Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: secult.es
Twitter: secultes

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard