12/07/2019 09h26 - Atualizado em 12/07/2019 09h30

Produções capixabas em um dos palcos mais importantes do Brasil

As apresentações foram contempladas pelos Editais da Cultura e vão ser apresentadas na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.


Uma viagem operística em um mundo imaginário e um divertido espetáculo infantil com galos e galinhas cantoras vão ser apresentados na Sala Cecília Meirelles, um importante e disputado teatro do Rio de Janeiro. As produções capixabas “O Reino de Duas Cabeças”, de Jaceguay Lins e “A Galinha Lírica”, com obras de Mozart, Donizetti e outros compositores clássicos serão apresentadas neste domingo (14), a partir das 11horas.

Ambas as produções são realizadas pelo Coletivo das Artes, coordenado pelos cantores líricos Adalgisa Rosa e Lício Bruno. Para a obra de JaceguayLins, a produção foi contemplada pelo Edital do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), um importante projeto da pasta a formação, o fomento, a produção e a distribuição de produtos culturais.

O elenco capixaba de nove componentes se apresentará também neste sábado(13), às 20h30, no Theatro Municipal de Nova Friburgo, como parte do tradicional festival realizado na cidade, o 19º Festival de Inverno de Nova Friburgo.

Jaceguay Lins e a obra O Reino de Duas Cabeças

A montagem da ópera-recreio “O Reino de Duas Cabeças”, deJaceguay Lins (1947 - 2004) vem resgatar a importante obra do acervo musical espírito-santense. Compositor e percussionista natural de Pernambuco, o artista radicou-se em Vitória/ES, tornando-se expoente da representação da cultura do Estado. Em 2019 completam 15 anos de morte desta grande personalidade.

“O Reino de Duas Cabeças” oferece ao público nova oportunidade de conhecimento desta cultura musical, enfatizando valores culturais capixabas. A primeira montagem da ópera, em 2000, contou com a participação do compositor, ainda vivo.

A montagem do Coletivo das Artes, de 2016, se manteve fiel às convicções do artista quanto à cultura capixaba, traduzindo o ideário de Jaceguay para os dias atuais.

A Galinha Lírica

Uma proposta para o público infantojuvenil, que vai se divertir com galos e galinhas cantores. O espetáculo conta a história de Garlã, o único galo que não canta em seu galinheiro. Ele procura a Galinha Lírica, grande professora de Canto, para resolver o seu problema.

O público terá contato com famosas árias, duetos e trios de ópera, num espetáculo educativo que pretende ensinar um pouco do universo do canto lírico, falando com muito humor da busca por um sonho.

Serviço:

O Reino de Duas Cabeças & a Galinha Lírica

Coletivo das Artes

Data: 14 de julho, domingo | 11 horas

Local: Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 10 reais

 

Informações à imprensa
Daniela Ramos
(27) 99753-7634

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627/ 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es
Twitter:  secultes    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard