Prêmio “Brasil Tá Pra Game”: abertas inscrições para projetos de jogos digitais que promovam turismo e cultura
Dica para desenvolvedores e produtores de games no Estado. O prêmio “Brasil Tá Pra Game”, uma parceria entre a agência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) reconhecerá e contemplar iniciativas que colaborem com a promoção do turismo em ambientes criados por jogos digitais de todo o país. O período de inscrições para os projetos segue até o dia 31 de julho.
As soluções serão escolhidas em duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística. Na primeira, serão eleitas soluções que desenvolvam jogos com o intuito de promover destinos turísticos e que tragam informações sobre a cultura local e elementos culturais. Na segunda, os games devem trazer soluções que envolvam os turistas com experiências imersivas por meio de jogos baseados em localização, jogos sociais e games que integrem elementos culturais do destino. O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil; os segundo e terceiro lugares recebem, cada um, R$ 40 mil.
>>>Para conhecer mais sobre o desafio, acesse: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-brasil-ta-pra-game/
A Comissão de Seleção levará em conta os seguintes critérios: ser uma empresa desenvolvedora de jogos digitais constituída e sediada no Brasil; os jogos devem ter sido lançados comercialmente a partir de 1º de janeiro de 2020; games com formato “jogáveis” (hands on, gameplay etc.); execução em PC ou Consoles, jogos acessíveis via navegador web, para tablets, celulares e demais dispositivos portáteis; games com arte própria e originais e executados na plataforma indicada durante a submissão da inscrição.
Lançamento da iniciativa
O acordo da iniciativa foi firmado no último dia 26 de junho, durante o Gamescom Latam, considerado o maior evento de jogos da América Latina, realizado em São Paulo (SP). Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o principal objetivo da parceria com a Abragames é engajar visitantes gamers a conhecer o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotarem os jogos digitais como estratégia de promoção de turismo.
“A indústria dos jogos já ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão. Queremos fazer algo que, no Brasil, ainda é pouco utilizado: usar os games para motivar viajantes e melhorar a experiência desses turistas”, avaliou o presidente da Embratur.
Segundo o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, os games são muito mais do que apenas jogos.
“A gente acredita que os games são, também, um veículo de promoção muito importante, sobretudo para o turismo brasileiro, para o turismo cultural principalmente. Os jogos não servem só para um propósito, temos games voltados para a saúde, para a educação, para o entretenimento, e o turismo não podia ser diferente, não podia ficar de fora. É uma forma interessante de evidenciar a cultura brasileira no mundo. Estamos dando mais um passo para o século XXI”, concluiu.
Saiba mais: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-brasil-ta-pra-game/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br