30/01/2026 16h14

Parque Cultural Casa do Governador realiza oficinas gratuitas de criação e experimentação sensorial em fevereiro

Durante o mês de fevereiro, o projeto “Experimentações no Parque”, do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, oferece quatro oficinas gratuitas voltadas à criação e à experimentação sensorial, conectando arte, natureza e cultura. Realizada pela Escola Viva de Artes (EVA), a programação é aberta ao público e acontece ao longo do mês.

A primeira oficina, “Manguezal capixaba”, será realizada neste domingo (1º), às 10h30. No encontro, a educadora Laira Aquino conduzirá uma conversa sobre a importância do mangue e do manguezal na cultura capixaba, sensibilizando os participantes para a relevância das andadas dos caranguejos, período conhecido como defeso. Também serão apresentadas espécies que compõem esse ecossistema na Grande Vitória. Ao final da atividade, o público produzirá origamis que representam caranguejos. A classificação é livre.

No próximo sábado (7), às 14h30, a educadora Luana Magalhães ministra a oficina “Fotoformas em processo: intervir e recompor”. A atividade propõe a desconstrução da fotografia tradicional por meio da colagem e da intervenção manual, criando composições inspiradas nas fotoformas de Geraldo de Barros, cuja obra integra a exposição “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, em cartaz na Galeria Gabinete. A proposta destaca que gestos como cortar, rasgar, apagar, pintar e desenhar são tão relevantes quanto o ato de fotografar. A classificação etária é a partir de 8 anos.

Na segunda metade do mês, no dia 20 de fevereiro (sexta-feira), às 14h30, a oficina “Corpo e tempo” propõe uma vivência de orientação espacial e percepção do tempo sem o uso de tecnologias, como relógios ou GPS. A experiência parte da observação da natureza e da leitura da paisagem, com mediação da educadora Bárbara Colombo. A partir dessa prática, os participantes realizarão uma pesquisa pelo Parque, identificando e registrando esculturas, instalações artísticas e elementos naturais localizados nos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). A classificação etária é a partir de 10 anos.

Encerrando a programação do mês, no dia 22 de fevereiro (domingo), às 10h30, o educador Henrique Nascimento propõe a oficina “Primeiros gestos na cerâmica”, um primeiro contato com a argila, explorando o fazer manual e a transformação da matéria pelo fogo. Pensada para pessoas com pouca ou nenhuma experiência, a atividade apresenta duas técnicas essenciais de modelagem — pinch pot (pote de pinça) e rolete —, a partir das quais o público desenvolverá suas próprias peças, vivenciando todas as etapas do processo criativo. Após a queima, as criações estarão disponíveis para retirada em data a ser informada. A classificação é livre.

As vagas são preenchidas por ordem de chegada. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

Serviço | 2º ciclo do “Experimentações no Parque”

📍 Local: Parque Cultural Casa do Governador
📌 Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

Para acessar o Parque, é necessário retirar o ingresso gratuitamente na recepção ou antecipadamente pelo link:
👉 https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/

Programação

🗓 Domingo (01/02), às 10h30
“Manguezal capixaba”
• 20 vagas
• Inscrições por ordem de chegada
• Classificação livre

🗓 Sábado (07/02), às 14h30
“Fotoformas em processo: intervir e recompor”
• 20 vagas
• Inscrições por ordem de chegada
• Classificação etária: a partir de 8 anos

🗓 Sexta-feira (20/02), às 14h30
“Corpo e tempo”
• 15 vagas
• Inscrições por ordem de chegada
• Classificação etária: a partir de 10 anos

🗓 Domingo (22/02), às 10h30
“Primeiros gestos na cerâmica”
• 15 vagas
• Inscrições por ordem de chegada
• Classificação livre

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local, o Parque é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras — sendo 23 permanentes e 10 temporárias — que incluem esculturas, instalações e projetos concebidos especialmente para o local.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). O espaço é aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promovendo uma interação única entre arte contemporânea, natureza e ações educativas.

O Parque conta com patrocínio da EDP, Vale, Shell, Itaú e Banestes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio da ArcelorMittal.

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling | Danilo Ferraz | Karen Mantovanelli
📞 (27) 3636-7110 / 3636-7111
📱 WhatsApp: (27) 99753-7583
✉️ secultjornalismo@gmail.com | comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch – melissa@parquecasadogovernador.com.br
Matheus Nobre – matheus.nobre@parquecasadogovernador.com.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard