Orquestra Sinfônica do ES e Coletivo das Artes integram programação do maior festival de ópera da América Latina
24º Festival Amazonas de Ópera conta com cinco óperas, concertos, recitais, workshop e encontro de economia criativa
Vozes preparadas, instrumentos afinados, figurino e cenário caprichados para o 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), o maior festival do gênero na América Latina, que acontece de 29 de abril a 31 de maio, em Manaus, no Amazonas. Integrando a programação do FAO, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e o Coletivo das Artes apresentam a montagem da ópera ‘O Caixeiro da Taverna’, em duas datas: no sábado (30/04) e na segunda-feira (02/05), às 19h, no Teatro da Instalação, na capital amazonense.
Conheça a programação completa AQUI.
O maestro titular da Oses, Helder Trefzger destaca o esforço da Secretaria da Cultura (Secult) em viabilizar a ida da Orquestra para fora do Estado. “É com imensa alegria que recebemos o convite para integrar este festival tão importante no cenário nacional. Para os integrantes da Orquestra Sinfônica do ES, se apresentar em outro estado é um grande e importante reconhecimento do nosso trabalho”, afirma Helder.
O Caixeiro da Taverna
A obra do maestro e também compositor Guilherme Bernstein é baseada na peça homônima do dramaturgo Martins Pena e foi apresentada em duas sessões em fevereiro deste ano, na abertura oficial da Temporada 2022 da Oses, em Vitória.
O próprio compositor Guilherme Bernstein rege o espetáculo à frente da Sinfônica do Espírito Santo. A montagem conta com direção cênica de Lício Bruno e produção de Adalgisa Rosa, do Coletivo das Artes. Lício Bruno também encabeça o elenco, formado ainda pelos cantores Adalgisa Rosa, Bruno dos Anjos, Sophia Dornellas, Alessandro Santana e o ator Tadeu Kunzendorff.
A obra cômica ‘O Caixeiro da Taverna’ é uma divertida história que retrata personagens típicos que transitavam pela cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XIX. E como toda boa comédia de costumes, é cheia de confusões, armações, situações inusitadas e reviravoltas.
Confira a sinopse
Em ‘O Caixeiro da Taverna’, o português Manoel é o gerente de uma taverna que pertence à viúva Angélica. Manoel está cansado de ser apenas um serviçal e acredita que tem potencial para ser sócio de Angélica. Angélica quer Manoel não apenas como sócio, mas como marido. Acontece que Manoel já é casado em segredo com a jovem costureira Deolinda. Nem o irmão de Deolinda, o militar Quintino, sabe desse casamento. O amigo de Manoel, Francisco, também está interessado em Angélica, mas ela não tem olhos para ele. Esses elementos são um prato cheio para mentiras, confusões, mal-entendidos e um final inusitado.
O Festival
O Festival Amazonas de Ópera (FAO) é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). Um projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio máster do Bradesco e patrocínio Innova.
Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. Após dois anos sem sentir o calor da plateia, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o 24º Festival Amazonas de Ópera volta a encantar o público. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro, e no interior daquele Estado. As estreias das óperas serão transmitidas nas redes sociais da @culturadoam.
Siga o Festival Amazonas de Ópera no Instagram
Serviço:
“O Caixeiro da Taverna”, de Guilherme Bernstein
Datas: Dias 30/04 (sábado), às 19h; e 02/05 (segunda-feira), às 19h
Local: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, Centro - Manaus
Classificação: livre
Ingressos: entrada gratuita
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/