06/10/2025 12h45

Orquestra se apresenta em igreja da Prainha no dia 19 de outubro

A Orquestra de Câmara Tocando em Frente fará seu próximo concerto na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, no dia 19 de outubro (domingo), às 11 horas. O espetáculo faz parte do projeto Igrejas Históricas Capixabas e vem trazendo música a templos que guardam parte da memória do Espírito Santo. A união entre o patrimônio histórico e a música de concerto transforma cada apresentação em uma experiência única, em que a arte sonora dialoga com séculos de memória, fé e cultura capixaba.

O projeto Igrejas Históricas Capixabas é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e pela Casa Verde, com patrocínio da EDP, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura, da música e do patrimônio histórico do Espírito Santo.

A iniciativa tem como proposito fomentar a produção musical, valorizar a carreira de jovens instrumentistas e descentralizar a oferta de espetáculos, aproximando a música de concerto do público em diferentes regiões do estado. A circulação contempla cinco igrejas históricas, oferecendo ao público a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pela Escola de Música Tocando em Frente — responsável pela formação de músicos que integram a Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (Osses), a Orquestra Escola, a Orquestra Infantil e a própria Orquestra de Câmara.

Desde 2013, esses grupos se consolidam como referência regional, realizando apresentações ao longo do ano com repertórios didáticos e diversificados, com o compromisso de democratizar o acesso à música clássica. Nesta temporada, as apresentações são regidas pelo jovem maestro Delins Freitas, músico formado pela Casa Verde e exemplo vivo da missão da instituição em transformar talentos em profissionais.

Patrimônio e Música lado a lado

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Prainha de Vila Velha, é um dos mais importantes marcos históricos do Espírito Santo. Considerada a mais antiga do Estado e uma das mais antigas do Brasil, sua construção começou em 1535, ano da chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho. Com a colaboração dos jesuítas, o templo atingiu sua forma atual em 1551.

Ao longo da história, a igreja abrigou uma Casa de Misericórdia, construída em 1595, e um cemitério que chegou a receber os restos mortais de Vasco Fernandes Coutinho, posteriormente transferidos em 1915. Hoje, o templo integra a Arquidiocese de Vitória e está sob os cuidados dos frades franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM).

 

Serviço:

Projeto Igrejas Históricas Capixabas

Data: 19 de outubro (Domingo) 
Horário: 11h
Local: Igreja do Rosário – Prainha, Centro Vila Velha 

Entrada franca

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard