Oficina gratuitas de Slam durante todo o mês de novembro em São Pedro
O projeto Território de Palavras, do Coletivo Zacimba Educa, realiza oficinas de Slam durante todo o mês de novembro na Casa da Juventude, no bairro São Pedro, em Vitória. As oficinas gratuitas acontecem nos dias 08, 14, 22 e 29 de novembro. A atividade é voltada para as juventudes, artistas, poetas, escritores, músicos e demais pessoas interessadas na prática do Slam e da poesia.
O Território de Palavras é realizado por meio do Edital n° 04/2024 - Valorização de Territórios e Diversidade Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
As oficinas serão ministradas pelos jovens Se7e, Whey Reis e Vertin e tem como objetivo fortalecer a cena cultural da periferia, colocando as juventudes como protagonistas. Nas sextas-feiras, as oficinas serão ministradas das 14h às 16h e, aos sábados, das 10h às 12h.
A oficina do dia 14 de novembro conta com a participação do slammer Rômulo Dias, que trabalha com poesia marginal em regiões periféricas. Também é articulador social, mestre de cerimônias, escritor, ator, produtor cultural e arte educador.
O Território de Palavras conta também com um ciclo de oficinas semanais até janeiro, ministradas por jovens que recebem uma bolsa no valor de R$ 600 durante seis meses. Os bolsistas também realizam, junto com a produção do projeto, batalhas de Slam nos meses de janeiro, fevereiro e março: Slam Resiste, Slam Zacimba e Slam RST. Os jovens participantes das oficinas são convidados a competir pela premiação no valor de R$ 300. As atividades do projeto ainda incluem performances de poesia falada durante o recreio em escolas públicas da região.
Sobre os oficineiros:
Whey é uma mulher preta e trans travesti, escritora, poeta, bailarina, professora e modelo. Vertin é um multiartista de 20 anos, graduando em Filosofia e, conforme afirma, “escreve sobre sua vida e sua visão sobre o mundo através da periferia”. Se7e é um jovem negro, poeta, slammer, cantor, compositor, ator, beatmaker, produtor musical, oficineiro, educador, além de organizador do Coletivo Slam Resiste, que atua na Grande São Pedro.
Serviço:
Oficina de Slam
Datas: 08/11 e 22/11 (sábados)
Horário: 10h às 12h
Datas: 14/11 e 28/11 (sextas-feiras)
Horário: 14h às 16h
Local: R. Guilherme Bassini, 13 - São Pedro, Vitória
Entrada gratuita sem necessidade de inscrição
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br