O maior da história: Carnaval da Barra do Jucu reacende seu brilho

Um dos maiores Carnavais da história. É o que promete este ano a tradicional folia da Barra do Jucu, charmoso bairro de Vila Velha que respira cultura, surfe e devoção popular.
Há alguns anos colocando o bloco na rua de forma incompleta, na luta e no suor, neste 2025 o cenário mudou. Ao lado dessa mesma energia, a organização do Carnaval, capitaneada pelo Bloco Surpresa, conseguiu captar recursos – investimento de R$ 499,510,91 mil –, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), aporte do Governo do Estado e das empresas Perfil Alumínios, AS Materiais de Construção e Extrabom.
Eis a transformação: o bloco vai para a rua, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, com novas composições, carros alegóricos, alas temáticas, suas críticas políticas e sociais costumeiras, homenagens, shows, recreação para crianças, bloco infantil, oficinas, barraquinhas de comida e bebida e muito mais.
“É um Carnaval histórico para a Barra, com a volta de todos os significados e a grandiosidade da nossa festa. A comunidade está completamente envolvida e nós temos muitas surpresas que vêm por aí. Por enquanto, podemos dizer que os blocos vão abordar temas regionais, nacionais e internacionais”, promete Carlos Magno Receputi, um dos organizadores da festa.
A folia, claro, vai contar com o famoso Bloco Surpresa e a banda Siri de Tamanco em cima do trio. E ainda o tradicional “Mascarados”, o Bloco da Comunidade, o Bloco das Piranhas, Bloco dos Arteiros, Bloco do Bode e Bloco Casa da Égua.
O Carnaval da Barra conta também com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
Oficinas
O Carnaval da Barra, na verdade, já começou, com oficinas culturais acontecendo no bairro. A confecção das tradicionais máscaras carnavalescas segue viva de geração para geração e os ensinamentos do ofício acontecem sob a batuta do artista plástico e morador da Barra Vinícius Oliveira.
Além disso, há oficina de percussão gratuita, intitulada Oficina Surpresa, para os residentes da região 5 de Vila Velha. São as marchinhas barrenses ganhando mais ritmo e amplitude.
Bandas
Já estão garantidas no Carnaval da Barra do Jucu bandas de peso que surgiram no bairro. O Casaca, maior da história do Espírito Santo, estará presente com seu reggae e pop misturado com Congo.
Também vai ter show do Sambasoul, grupo de Samba Pop que nasceu das rodas de samba do bairro e tem tocado por todo o Espírito Santo, além de ter parcerias nacionais – gravou um feat. com a banda carioca Vou Zuar.
Outra presença confirmada é a do Barratuque, projeto percussivo, capitaneado por Augusto Galvêas, que apresenta canções conhecidas em samba. E haverá os beats do DJ XL, cria barrense que dá o tom nos ritmos da juventude.
Ainda não acabou: Jefinho Faraó chega na praça para fazer todo mundo mexer acompanhado da banda Funk Retrô. E, na sexta à noite, dia 28, vai ter chorinho para esquentar os motores. Programação abaixo.
Barraquinhas e parquinho
A praça principal da Barra do Jucu, “Pedro Valadares”, estará preparada para receber os foliões e as famílias capixabas. Serão instalados diversos banheiros químicos e barraquinhas com comida, bebida e produtos artesanais.
Além disso, o Carnaval da Barra vai disponibilizar, gratuitamente, um parquinho para a criançada, com pula-pula, tobogã e outras diversões.
*
Serviço: Carnaval da Barra do Jucu está de volta e será um dos maiores da história
- Quando: Entre 28 de fevereiro e 4 de março
- Desfiles das 13 horas às 18 horas
- Programação Praça Pedro Valadares: sexta (28), das 19 horas às 22 horas; e de sábado (1º) a terça (4), das 9 horas às 20 horas
Assessoria de Imprensa: Felipe Izar (27) 9 9807-5636
*
Programação
Programação
28 de fevereiro, sexta-feira
19h às 22h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares, com chorinho.
1º de março, sábado
- 9h às 15h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares
- 10h: DJ XL
- 12h30: Sambasoul
- 15h30: Bartucada Surpresa
15h às 18h: Trio elétrico com banda Siri de Tamanco, com saída do Kintal do Bloco Surpresa – Avenida Anderssen Pereira Fidalgo
2 de março, domingo
- 9h às 15h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares
- 10h: DJ XL
- 12h30: Faraó & Funk Retrô
- 15h às 18h: Trio elétrico com banda Siri de Tamanco, com saída do Kintal do Bloco Surpresa – Avenida Anderssen Pereira Fidalgo. Além de teatro carnavalesco com alegorias e bonecos gigantes
3 de março, segunda-feira
- 9h às 15h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares
- 10h: DJ XL
- 12h30: Barratuque
- 13h30: Batucada Surpresa
- 9h: Bloco dos Arteiros – Canto do Barracão
- 16 horas: Bloco Vaquinha, Mulinha e Mascarados – Final da Praia do Barrão
- 15h às 18h: Trio elétrico com banda Siri de Tamanco, com saída do Kintal do Bloco Surpresa – Avenida Anderssen Pereira Fidalgo
4 de março, terça-feira
- 9h às 15h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares
- 10h: DJ XL
- 12h30: Casaca
- 14h30: Bloco da Comunidade (Rua Vasco Coutinho)
- 15h às 18h: Trio elétrico com banda Siri de Tamanco, com saída do Kintal do Bloco Surpresa – Avenida Anderssen Pereira Fidalgo. Além de teatro carnavalesco com alegorias e bonecos gigantes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br