13/09/2024 13h36 - Atualizado em 13/09/2024 13h53

Número de empresas formais de jogos digitais crescem mais de 100% após políticas públicas de fomento

O número de empresas de games no Espírito Santo mais que dobrou em cinco anos. É o que diz o Censo do Mercado de Jogos Capixabas 2023/2024, apresentado pela Game Dev ES, associação de empresas e desenvolvedores de games, que tem os objetivos de fornecer aos seus associados ferramentas e recursos necessários para alcançar o sucesso em suas empreitadas, e promover a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre seus membros. O estudo, que mapeia o cenário local, aponta para uma expansão significativa no número de empresas e desenvolvedores independentes, além de uma crescente profissionalização do setor.

O Censo também revelou que os editais de fomento foram grandes impulsionadores deste crescimento. Só nos últimos anos, foram 32 contemplados em editais, colaborando para o desenvolvimento de empresas, desenvolvedores, produção de games e a criação e formalização das organizações. Desses, nove foram contemplados pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), oito pela Lei Aldir Blanc (LAB), sete pela Lei Paulo Gustavo (LPG), duas pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), entre outros editais estaduais e nacionais.

Hoje, entre empresas registradas e empresas e desenvolvedores independentes, são 38 organizações espalhadas por vários municípios capixabas, como Vitória, Vila Velha, Cariacica, São Mateus, Ibatiba, Venda Nova do Imigrante, Colatina, entre outros. Foram mais de 50 participações em eventos de tecnologia no Brasil e no mundo, incluindo o ESX, em Vitória; Gamescon, na Alemanha, e Kikk Festival, na Belgica.


O Censo também acrescentou bons números na economia dos desenvolvedores independentes. Nos últimos 12 meses, houve um faturamento de R$ 2.313.860 milhões de reais, empregando 135 pessoas, entre formais e informais.

 

O uso de tecnologias e engines modernas, como Unity, Unreal e Godot, também reflete a inovação e a qualidade dos produtos desenvolvidos no Estado. As ferramentas de arte mais utilizadas pelos profissionais incluem Blender, Krita e AutoDesk, que permitem a criação de experiências visuais e interativas de alto nível.

 

A pesquisa ainda revela que a maioria dos colaboradores tem uma sólida formação acadêmica e experiência no setor, variando de 5 a 13 anos. Além disso, há diversidade de cargos, que inclui funções técnicas e de gestão, como Game Designer, Programador e CEO, demonstrando que o mercado está estruturado para crescer de maneira sustentável.

 

O Censo também mostra que o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Programa ES+ Criativo, com programas de capacitação, fomento e missões empresariais, estão sendo fundamentais para o fortalecimento do ecossistema de jogos capixabas.


Associação Game Dev ES

A Associação Game Dev ES tem como objetivos fornecer aos seus associados as ferramentas e recursos necessários para alcançar o sucesso em suas empreitadas, e promover a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre seus membros. A instituição, criada em 2023 e sediada no Espírito Santo, foi fundada por dez empresas de desenvolvimento de jogos digitais do Espírito Santo e está em busca de novos associados. 

 

A visão da Associação Game Dev ES é se tornar uma associação líder de desenvolvedores de jogos que são reconhecidos nacionalmente. O objetivo é tornar o Espírito Santo uma referência na indústria de jogos digitais no Brasil e contribuir para o desenvolvimento da indústria no País.

 

Site oficial: www.gamedeves.com.br

 

Redes Sociais:

 

  •     LinkedIn: Associação Game Dev ES
  •     Facebook: Associação Game Dev ES
  •     Instagram: @gamedeves
  •     TikTok: @gamedeves
  •     Youtube: Game Dev ES

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard