06/03/2025 11h22 - Atualizado em 06/03/2025 11h24

Novas oficinas de grupo de bate flechas são iniciadas no bairro Zumbi em Cachoeiro

Em fevereiro, tiveram início as oficinas do projeto Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi, que visa à formação de novos flecheiros e ao aperfeiçoamento dos integrantes do grupo. A iniciativa busca fortalecer a tradição por meio da transmissão de conhecimento aos mais jovens e do diálogo intergeracional. 

As oficinas acontecem quinzenalmente e, ao final do ciclo, será realizada uma reunião festiva com outros grupos de bate flechas, celebrando a cultura e a fé. 

A Mestra Sandra Mara de Oliveira Francisco, conhecida como “Chuchu”, cresceu imersa no bate flechas e segue os passos da mãe, Terezinha, ensinando a nova geração. “É uma missão muito gratificante transmitir nossa cultura e nossa fé àqueles que, mesmo com tantos motivos para se afastarem, se interessam pelo bate flechas e seguem com a gente”, afirma Sandra. 

Para o coordenador do projeto, Genildo Coelho Hautequestt Filho, iniciativas como essa são fundamentais para manter viva a tradição. “Esse projeto fortalece o bate flechas, que é parte essencial da identidade cultural cachoeirense. Criamos um espaço de aprendizado e troca entre diferentes gerações, garantindo que o nosso patrimônio continue vivo e acessível”, destaca. 

 

Bate Flechas: Tradição e Cultura Viva no Bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim

O município de Cachoeiro de Itapemirim é um berço de expressões culturais e o bairro Zumbi, o mais populoso da cidade, é palco de diversas manifestações tradicionais. Entre elas, destaca-se o bate flechas, uma homenagem a São Sebastião, marcada por danças rituais e músicas tocadas por instrumentistas, reverenciando o santo de devoção. 

Um dos grupos mais importantes dessa tradição é o Bate Flechas São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião, liderado há mais de 40 anos pela mestra Terezinha de Jesus de Oliveira Francisco. O grupo é reconhecido como um dos principais espaços de preservação do patrimônio imaterial cachoeirense. 

O Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi é um projeto realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 04/2023 – Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba. Conta também com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo e do Studio Inovar Arquitetura.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard