Novas oficinas de grupo de bate flechas são iniciadas no bairro Zumbi em Cachoeiro
.jpg?v=638768567062487270)
Em fevereiro, tiveram início as oficinas do projeto Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi, que visa à formação de novos flecheiros e ao aperfeiçoamento dos integrantes do grupo. A iniciativa busca fortalecer a tradição por meio da transmissão de conhecimento aos mais jovens e do diálogo intergeracional.
As oficinas acontecem quinzenalmente e, ao final do ciclo, será realizada uma reunião festiva com outros grupos de bate flechas, celebrando a cultura e a fé.
A Mestra Sandra Mara de Oliveira Francisco, conhecida como “Chuchu”, cresceu imersa no bate flechas e segue os passos da mãe, Terezinha, ensinando a nova geração. “É uma missão muito gratificante transmitir nossa cultura e nossa fé àqueles que, mesmo com tantos motivos para se afastarem, se interessam pelo bate flechas e seguem com a gente”, afirma Sandra.
Para o coordenador do projeto, Genildo Coelho Hautequestt Filho, iniciativas como essa são fundamentais para manter viva a tradição. “Esse projeto fortalece o bate flechas, que é parte essencial da identidade cultural cachoeirense. Criamos um espaço de aprendizado e troca entre diferentes gerações, garantindo que o nosso patrimônio continue vivo e acessível”, destaca.
Bate Flechas: Tradição e Cultura Viva no Bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim
O município de Cachoeiro de Itapemirim é um berço de expressões culturais e o bairro Zumbi, o mais populoso da cidade, é palco de diversas manifestações tradicionais. Entre elas, destaca-se o bate flechas, uma homenagem a São Sebastião, marcada por danças rituais e músicas tocadas por instrumentistas, reverenciando o santo de devoção.
Um dos grupos mais importantes dessa tradição é o Bate Flechas São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião, liderado há mais de 40 anos pela mestra Terezinha de Jesus de Oliveira Francisco. O grupo é reconhecido como um dos principais espaços de preservação do patrimônio imaterial cachoeirense.
O Manutenção dos Campos Flecheiros do Bairro Zumbi é um projeto realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 04/2023 – Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba. Conta também com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo e do Studio Inovar Arquitetura.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br