Muqui recebe programação cultural e oficinas do Cultura em Toda Parte - 4ª Edição
A 4ª edição do Cultura em Toda Parte – regiões Sul e Central segue para sua segunda parada na cidade histórica de Muqui. A caravana itinerante conta com dois dias de programação cultural, na sexta-feira (12) e sábado (13), repletos de apresentações culturais, com música, contação de história, teatro e cultura popular. Além disso, o projeto também realiza três ações formativas voltadas aos moradores da região.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura de Muqui e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
As atividades serão realizadas no Jardim Municipal de Muqui e têm início na sexta-feira (12), a partir das 18 horas, com a atração convidada Balé Jéssika Dutra, que traz um espetáculo com técnica, sensibilidade e arte para encantar o público. Fundado em 2012, o grupo dedica-se à formação de crianças, adolescentes e jovens, reunindo hoje 26 alunos apaixonados pela dança. Na sequência, os alunos do curso Noções de Interpretação para Teatro e Cinema, ministrado pela atriz e diretora Verônica Gomes, sobem ao palco para uma encenação especial que marca o encerramento da formação.
Logo após, o cantor Marcos Tuim apresenta o show Brasilidades. O espetáculo conta com instrumentos harmônicos e percussivos, e transita por ritmos regionais e brasileiros, com canções autorais e resgate da viola caipira. Na sequência, o público vai conferir o show da banda Mesa 3. Inspirado nos clássicos acústicos da extinta MTV, o show Vivência Acústico traz um repertório autoral que mistura pop rock, funk e pop e conduz o público por uma experiência reflexiva e autêntica.
Fechando o primeiro dia de programação, Sanfonada. Com forte influência do gingado e ritmo gaúcho, o grupo formado por Giovane Ramos (baixo), Jeverson Ramos (sanfona), Negão Batera (vocal e bateria) e Kiko Barbosa (vocal e sanfona), mistura estilos como vanera, xote, pé de serra, além de agregar o sertanejo e promete uma apresentação dançante para não deixar ninguém parado.
No sábado (13), a programação começa às 19 horas, com História, Historinha, Historieta, contação de história com Eliane Correia, da Cia Mais um Ponto Mais um Conto. A apresentação combina fábulas e contos populares, enriquecidos por cantigas tradicionais que despertam o lúdico e a imaginação. Na sequência, o Bate-Flecha Velho Puri, do município de Alegre, sobe ao palco para apresentar um espetáculo de dança e cultura popular.
Logo após, o público confere o trabalho da cantora Talyta Salucci. A artista sertaneja, natural de Muqui, vai apresentar o projeto Fases, que inclui a música Melhores Estranhos, além das regravações Sou Eu e Cheiro de Shampoo. Fechando a programação cultural do Cultura em Toda Parte 4ª Edição, em Muqui, o suingue do ArtSamba. O grupo promete uma apresentação pra não deixar ninguém parado, com músicas como Eu tô na Onda e clássicos do samba e pagode com muita energia.
Formações
O intercâmbio entre a cultura e a educação é um dos diferenciais do Cultura em Toda Parte. Na etapa Central Sul, na cidade de Muqui, acontecem três formações. De 08 a 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 10h30, no Serviço de Convivência do CRAS, acontece o Curso Noções de Interpretação para Teatro e Cinema, com a atriz, diretora e produtora Verônica Gomes.
Na quinta-feira (11), das 8 às 11h30, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Vicente de Paulo recebe duas atividades de formação. O bailarino, coreógrafo e diretor da Ehioze Cia de Dança, Jordan Fernandes conduzirá a oficina Dança Afro - Corporeidades e Ancestralidade. Simultaneamente, o ator, autor e diretor do Grupo Gota, Pó e Poeira, Carlos Ola vai comandar a oficina Jogos Teatrais. As atividades são exclusivas para os alunos da instituição.
Sobre Muqui
Localizada a 170 quilômetros de Vitória, Muqui encanta turistas pela icônica arquitetura, cheia de charme e contexto histórico. O nome como conhecemos a cidade nos dias de hoje, antes Arraial dos Lagartos, apareceu em 22 de outubro de 1912, quando o então distrito de Cachoeiro de Itapemirim, chamado São João do Muquy, se tornou Muqui. Na década seguinte, a cidade se desenvolveu de forma expansiva por conta da produção de café, produto que até hoje representa a força econômica local, assim como o milho. Em 1999, a cidade recebeu seu primeiro Tombamento do Sítio Histórico pela Prefeitura Municipal. Pelo Governo do Estado, em 2012. Assim, Muqui representa 60% de todo Patrimônio Histórico do Espírito Santo.
Caravana Cultural Itinerante
Depois do município de Muqui, o Cultura em Toda Parte – 4ª Edição retoma suas atividades em 2026. As atividades voltam no mês de janeiro nos balneários de Iriri, em Anchieta (16 e 17) e Piúma (30 e 31). Em fevereiro, a Caravana Cultural desembarca em Santa Leopoldina (27 e 28). Em março, é a vez de Jerônimo Monteiro (13 e 14) e São José do Calçado (27 e 28). No mês de abril, Muniz Freire é a cidade sede do evento, nos dias 24 e 25. Fechando as atividades, Domingos Martins recebe as atividades do Cultura em Toda Parte, nos dias 08 e 09 de maio, e São Roque do Canaã em 22 e 23 de maio.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura de Muqui e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
SERVIÇO
CULTURA EM TODA PARTE 4ª EDIÇÃO - ETAPA CENTRAL SUL
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Local: Jardim Municipal de Muqui
R. Ciro Duarte - Conjunto BNH, Muqui
Sexta-feira (12)
18h - Balé Jéssika Dutra
19h - Apresentação dos alunos da curso Noções de Interpretação para Teatro e Cinema (teatro)
20h - Marcos Tuim (música)
21h - Mesa 3 (música)
23h - Sanfonada (música)
Sábado (13)
19h - Eliane Correia (contação de histórias)
20h - Bate-Flecha Velho Puri (cultura popular)
21h - Talyta Salucci (música)
23h - ArtSamba (música)
FORMAÇÕES
Curso Noções de Interpretação para Teatro e Cinema, com Verônica Gomes
Data: 08 a 12 de dezembro (segunda a sexta-feira), das 08h30 às 10h30
Local: Serviço de Convivência do CRAS - Rua Zilda Fernandes de Souza, Santo Agostinho - Parque de Exposição Agostinho Fraga
Inscrições: https://forms.gle/xBPA1a2kP1gkovwv5
Oficina Dança Afro - Corporeidades e Ancestralidade, com Jordan Fernandes
Data: 11 de dezembro (quinta-feira), das 08 às 11h30
Local: EMEF São Vicente de Paulo
*Atividade exclusiva para os alunos da instituição
Oficina Jogos Teatrais, com Carlos Ola
Data: 11 de dezembro (quinta-feira), das 08 às 11h30
Local: EMEF São Vicente de Paulo
*Atividade exclusiva para os alunos da instituição
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br