Um público de peso compareceu ao lançamento do site Mapa Cultural ES, na tarde desta terça-feira (07), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, em Vitória. A nova plataforma on-line – que poderá ser acessado por meio do link www.mapacultural.es.gov.br – foi apresentada junto ao 2º Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura.

Elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM, o Mapa Cultural é uma plataforma digital livre, gratuita e colaborativa que informa e apresenta o cenário cultural e artístico local, onde qualquer pessoa cadastrada pode ser um agente cultural divulgando seus eventos, espaços ou projetos. 

“O Mapa Cultural ES é uma peça importante na política de fomento cultural. A plataforma possibilita a inclusão das pessoas na economia criativa, por meio da produção e da melhoria das informações”, destacou o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

Para o representante do Instituto TIM, Felipe Cabral, o Mapa Cultural ES vai facilitar a ligação das diversas atividades que acontecem nos municípios, além de integrar com o que acontece em outros Estados. “Devido a extensa dimensão territorial em nosso país, o site vai aproximar mais as pessoas permitindo inclusive a divulgação das agendas culturais atualizadas, tanto pelas cidades quanto pelo Estado”.

 II Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura

Durante o lançamento, houve a apresentação e troca de experiências entre os novos gestores municipais e a Secult. A Diretora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral, colocou em pauta a discussão sobre a regulamentação do Repasse Fundo a Fundo, uma forma de incentivo e cooperação entre a união, Estados e municípios.“Este repasse é uma importante política de incentivo direto que tem como objetivo desburocratizar a execução e a cooperação técnica e financeira entre Governo Federal, estados e municípios. Sem dúvida um grande salto para o desenvolvimento cultural dos municípios no Estado”, enfatizou Cláudia.