22/05/2023 11h50 - Atualizado em 22/05/2023 11h52

Maes Tons: Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano são as atrações musicais neste sábado (27)

Com um formato intimista e direcionada a todos os tipos de público, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória, apresenta mais uma edição do projeto musical “Maes Tons” com o Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano (foto), neste sábado (27). O evento tem início às 16 horas, na biblioteca do Maes, com transmissão ao vivo pela internet, nos canais da TVE Espírito Santo e da Secult no YouTube.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a TVE Espírito Santo.

A programação começa com o Duo Duo Frade Guerrero, formado por Rodrigo Frade (flauta) e Belquior Guerrero (violão). Ambos fazem parte da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames), Rodrigo Frade é professor de flauta transversal e Belquior Guerrero é professor de Violão Erudito na e membro do VIX Ensemble. No repertório do duo, obras de Gabriel Fauré, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali e Jacques Ibert.

Já a cantora e compositora Flávia Caitano destaca que o seu Pocket Show “Experienciando”, consiste em canções lançadas em 2022 e 2023, e também faz menção a cantores que são referências musicais. Suas canções falam da natureza em diversas vertentes, tendo como marca a suavidade da voz.

“É uma grande oportunidade para um artista poder apresentar seu trabalho respaldado pelos nomes da Faculdade de Música do Espírito Santo e pelo Maes e, felizmente, eu vou ter essa alegria. Desde de 2021 venho trabalhando em tornar público a minha relação de anos com a música. E depois de muito tempo tocando e ensinando, se tornou inevitável interpretar canções que tocam meu coração, e poder compartilhar isso com o público é maravilhoso. O Pocket Show “Experenciando” é uma mescla entre as canções que já gravei e os músicos que inspiraram minha jornada musical até aqui, vai ser um momento especial e espero todos lá”, destaca.

O projeto

A ideia do projeto Maes Tons é possibilitar uma leitura associada entre as artes visuais em interlocução com outras manifestações artísticas, como a cena musical produzida no Estado. As exposições organizam narrativas em tons de manifestação e que, por vezes, não estavam no centro da visibilidade do campo da arte. Também reforçam outras posturas e visualidades que nos permitem expandir os entendimentos sobre a cultura e como nos relacionamos com as diversidades. Os convidados do Maes Tons oferecem, em consonância com as exibições do Maes, experiências múltiplas que se expandem também pelo espaço do Museu.

Conheça os artistas

Duo Frade Guerrero (27/05)

Duo formado por Rodrigo Frade (flauta) e Belquior Guerrero (violão). Rodrigo Frade é doutor em Música pela UFMG. Tem Mestrado em Performance Musical (2018) e bacharelado em Flauta (2014) pela mesma instituição. Deu início aos estudos musicais aos 7 anos no Conservatório de São João del Rei, MG. Atua como intérprete e organizador do Festival "Escuta Aqui!" Desde sua criação em 2020. É professor de flauta transversal na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Belquior Guerrero é doutor e mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou seus estudos musicais com 5 anos de idade ao piano no Instituto de Música e Artes de Penápolis (IMAP) e, aos 12 anos, passou a dedicar-se aos instrumentos de cordas dedilhadas. Atualmente, Belquior Guerrero é professor de Violão Erudito na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames) e membro do VIX Ensemble. No repertório do duo, obras de Gabriel Fauré, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali e Jacques Ibert.

Flávia Caitano (27/05)

A cantora e compositora Flávia Caitano apresenta o Pocket Show Experienciando, que consiste em canções lançadas em 2022 e 2023, e também faz menção a cantores que são referências musicais. Suas canções falam da natureza em diversas vertentes, tendo como marca a suavidade da voz.

Licenciada em Música pela Fames, Flávia Caitano é uma das coordenadoras do projeto “Fames nas Comunidades”, que trabalha com música popular para crianças e jovens nas regiões de maior vulnerabilidade social e violência contra jovens. Também compõe o corpo administrativo da Fames, trabalhando com patrimônio e compras. Publicou na ABEM o artigo “Instrumentos sinfônicos e repertório erudito para jovens em situação de vulnerabilidade social: uma experiência de ampliação de práticas musicais na Escola de Música Tocando em Frente, em Cachoeiro de Itapemirim/ES”.

No ano de 2020, em pleno período pandêmico, criou o Canal Papo Musical com objetivo de conversar com os músicos e trazer o universo musical mais próximo dos alunos e demais colegas dela. Nesse mesmo período, parcerias surgiram e a vontade de compartilhar as canções e a forma de interpretar tomaram forma. Em 2022, foi lançada a primeira canção que se chama “Aprendiz”. Em março de 2023, foi lançado seu mais novo trabalho, o single “Água”, disponível em todas as plataformas digitais.

Serviço:

Maes Tons 2023

Quando:  27/05 (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Biblioteca do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.

Entrada gratuita.

Atrações musicais: Duo Frade Guerrero e Flavia Caitano.

Confira a programação do primeiro semestre da temporada 2023 do projeto no LINK

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre