MAES TONS 2025 apresenta concertos de Música de Câmara em parceria com a Fames
.png?v=638865544810233470)
O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) realiza mais uma edição do MAES TONS em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames), reafirmando o compromisso das duas instituições com a articulação entre arte, formação e acesso público à cultura. Como parte da programação de 2025, na próxima terça-feira (1º), às 19h, o MAES recebe a apresentação final das turmas de Música de Câmara da Fames, com um repertório que ocupa os espaços expositivos do museu em diálogo com as exposições em cartaz. O evento é gratuito.
Em 2023, a Fames assinou a curadoria artística do MAES TONS, promovendo uma programação de música popular autoral ao longo de quatro finais de semana consecutivos, com apresentações que ocuparam a biblioteca do museu e fortaleceram os vínculos entre a criação musical contemporânea e as artes visuais. A continuidade dessa colaboração em 2025 visa ao compromisso institucional com a integração entre ensino superior, produção artística e acesso público à cultura.
O evento deste ano, marca o encerramento do semestre letivo da Fames e apresentará formações camerísticas variadas compostas por estudantes da instituição, sob a orientação dos professores Ariana Mendonça e Rodrigo Olivárez. Os grupos executarão obras de importantes compositores da música ocidental, como Beethoven, Telemann, Bach, Villani-Cortês, Raphael Batista, entre outros.
As apresentações ocuparão os espaços expositivos do MAES em uma relação direta com as produções atualmente em exibição no museu. O público será convidado a transitar pelos espaços e experienciar a música em diálogo com as exposições: Não Sair Até o Rojão Estourar, com curadoria de Clara Pignaton, apresentada na biblioteca do MAES; O jarro de sua qabisseira de qama, em exibição na sala do acervo; e A Paixão Mora no Mistério, individual da artista Liliana Sanches. Essa articulação entre música e artes visuais amplia a experiência estética dos visitantes, ativando as exposições por meio do som e da presença performativa dos músicos.
As formações incluem duos, trios e quintetos com instrumentos como oboé, fagote, flauta, violão, cello, contrabaixo e corne-inglês, além de um grupo de flautas. O repertório transita entre o erudito tradicional e composições contemporâneas, proporcionando ao público uma experiência musical intimista e sensível.
A música de câmara, originalmente concebida para ambientes privados, como salas de palácios e residências, caracteriza-se pela execução de peças por pequenos conjuntos instrumentais. Hoje, é reconhecida como uma das práticas fundamentais na formação técnica e artística de músicos, favorecendo a escuta colaborativa, a disciplina coletiva e a expressividade artística.
Desde 2022, o MAES TONS tem promovido uma leitura expandida das artes visuais, integrando outras expressões como a música, a dança, a poesia e a cultura popular à sua programação. A parceria com a FAMES reafirma o papel do Museu como ambiente de experimentação estética, fruição coletiva e formação crítica, consolidando sua vocação pública e seu compromisso com a pluralidade cultural.
Cronograma das apresentações – 1º de julho de 2025
1ª Apresentação: (Biblioteca do MAES: NÃO SAIR ATÉ O ROJÃO ESTOURAR)
Trio de Oboés:
- Daniely Pereira Gomes (Corne-Inglês)
- Rhayssa Fernanda Fernandes Pereira (Oboé)
- Samuel Erlacher Gomes (Oboé)
Obras:
- Trio para dois oboés e corne inglês – Ludwig van Beethoven, Op. 87 (1794)
2ª Apresentação: (Sala de Exibição do Acervo: O jarro de sua qabisseira de qama)
Duo de Violão: Hallison Tito e Raul Reis
Duo Oboé + Violão: Rhayssa Fernanda Fernandes Pereira (Oboé) e Muniff Barcelos (Violão)
Obras:
- Choro nº 6 para dois violões (transcrição Edson Lopes) – Armando Neves
- Duet for Guitar & Oboe, or, Flute – Kingshuk Chakravorty
3ª Apresentação: (Salão de exposição: A Paixão Mora no Mistério: A última Cosmonauta) Contrabaixo + Violão: Nicolas Moreno (Contrabaixo), Hallison Tito e Raul Reis (Violão)
Obras:
- Choron para Contrabaixo e Violão – Edmundo Villani-Cortês
- Sonata in E minor, RV 40 (original para violoncelo) – Contrabaixo e Violão – Antonio Vivaldi
4ª Apresentação: (Salão de exposição: A Paixão Mora no Mistério: O Amor como Bússola )
Oboé + Flauta: Daniely Pereira Gomes (Oboé) e Iuri Ernandes (Flauta)
Obra:
- Sonata 1 – Georg Philipp Telemann – Para Oboé e Flauta (1681-1767)
5ª Apresentação: (Salão de exposição: A Paixão Mora no Mistério: O Amor como estado de Graça)
Fagote + Cello: Lavínia Simões (Fagote) e Joyce Rodrigues (Cello)
Obras:
- Amantes do Pôr do Sol (versão adaptada para Cello; original para dois fagotes) – Cecília Saraiva (2024, opus 1)
- Suite nº 1 Sarabanda – J.S. Bach
6ª Apresentação: (Auditório do MAES)
Quinteto de Sopros:
- Ariana Mendonça (Fagote)
- Débora Savelli (Clarinete)
- Fábio Salles (Flauta)
- Luiza Amanda (Trompa)
- Samuel Erlacher Gomes (Oboé)
Obras:
- Quintett No.1 in B-Dur – Giuseppe Maria Cambini (1746-1825)
- Instantâneos Folclóricos – Raphael Batista (1909-1984)
Grupo de Flautas:
- Débora Borges, Fábio Salles, Iuri Ernandes, Isabella Waiandt, Ludmila Rocha (Flautas)
Obras:
- André de Sapato Novo – Celso Woltzenlogel (1947)
- Aquarela do Brasil – Celso Woltzenlogel (1980)
- Carinhoso – Celso Woltzenlogel (1980)
Serviço
MAES TONS 2025 – Apresentação de Música de Câmara da FAMES
Data: 1º de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)
Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória/ES
Entrada gratuita | Classificação: livre
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br