MAES: lançamento de livros e conversa sobre processo de escrita em práticas artísticas acontece nesta quinta-feira (05)
As publicações podem ser adquiridas gratuitamente no evento.
Nesta quinta-feira (05), acontece no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) o lançamento de cinco publicações dedicadas ao processo de escrita sobre práticas e experiências artísticas, a partir das 18 horas. Os livros são projetos contemplados pela Secretaria da Cultura (Secult), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) ou projetos de ensino, de extensão e pesquisa, realizados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As publicações podem ser adquiridas gratuitamente no evento. O encontro ainda vai contar com um bate-papo com a professora do Departamento de Artes Visuais da UFES, Aline Dias. A entrada é franca.
Desenvolvidas entre os anos 2019 e 2021, as publicações são “ao redor do sono”, de Camila Silva, livro contemplado no Edital 020 – Setorial de Artes Visuais, do Funcultura, da Secult; “escrita em artes”, do projeto de ensino da Edufes; “como um tigre que ruminasse”, da Prograd/Ufes; “montagens nos espaços fílmico, expositivo e impresso”, publicado pela Fapes; e “é perigoso, ela avisa”, da Proex/Ufes.
As cinco publicações foram desenvolvidas entre 2019 e 2021, compreendendo o livro como propulsor-aglutinador de experiências artísticas. Cada proposta mobiliza questões, formatos e estratégias de escrita e edição diferentes, mas todos envolvem uma produção coletiva com artistas, estudantes, professores, pesquisadores e têm como marca comum a vinculação aos projetos culturais, como é o caso de “ao redor do sono”, integrante do projeto “Elegia do sono”, de Camila Silva, contemplado no Edital 020/2018 – Setorial de Artes Visuais do Funcultura, da Secult, ou projetos de ensino, extensão e de pesquisa, realizados na Ufes.
O (re)lançamento conjunto destas cinco publicações, represadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), busca partilhar e dar oportunidade de acesso ao trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos. Na conversa com a professora Aline Dias, serão abordadas as formas de concepção e de produção destes livros em cada projeto, bem como será discutido como o processo de fazer livros pode ser pensado como prática artística. As atividades de leitura e escrita, assim como de edição e de publicação envolvem, como outras linguagens do campo da arte, operações de observação e coleta, atravessamento de alteridades, desejos de narrar e de montar.
“ao redor do sono” (Funcultura, 2019)
O livro “ao redor do sono'' integrou o projeto “Elegia do sono”, de Camila Silva, contemplado no Edital 020 – Setorial de Artes Visuais do Funcultura, da Secult. Partindo de uma demanda e um elogio ao sono como território de insubordinação do corpo em relação à produtividade e ao consumo capitalista, o projeto foi desenvolvido por meio de uma exposição na Galeria de Arte e Pesquisa, em 2019, além de oficinas, sessões fílmicas no Cine Metrópolis, Cine Sesc Gloria e esta publicação, que permitiu experimentar também as questões do projeto no espaço editorial e prolongar as reflexões. O livro inclui trabalhos de Aline Dias, Ana Lucia Vilela, Augusto Benetti, Camila Silva, Diego Rayck, Elke Coelho, Gisele Ribeiro, Julia Amaral, Raquel Stolf, Raquel Garbelotti, Murillo Paoli e Tom Boechat.
O pdf pode ser acessado online.
“escrita em artes” (Edufes, 2020)
O livro “escrita em artes'' (Edufes, 2018) foi o primeiro desenvolvido pelo projeto de ensino de mesmo nome, realizado de 2017 a 2020, no Programa Institucional de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da Ufes e que vem se desdobrando em ações de extensão. A primeira edição deste livro foi publicada pela Edufes, em versão impressa, e, em e-book, disponível gratuitamente no site da Edufes ou no Repositório UFES. Reuniu ensaios e experiências textuais e gráficas de professores e estudantes participantes: Aline Dias, Diego Rayck, Elke Coelho, Rafael Pagatini, Camila Silva, Yurie Yaginuma, Viviane Erler, Rafaela Stein, Anielle Paola, Jakslaine Silva da Penha, Jéssica Sampaio, Cristina Valladares, Sônia Lucas, Aghata Santos, Toninho, Ana Poubel, Álvaro Leite, Natália Farias, Josélia Andrade, Elvys Chaves, Heitor Andrade Amorin, Carla Desirée e Leandro Pereira.
“como um tigre que ruminasse” (Prograd/Ufes, 2019)
O livro “como um tigre que ruminasse” (Prograd/UFES, Nave, 2019) é o segundo do projeto “escrita em artes”, desenvolvido em 2019, tomando a escrita de cartas como matéria de trabalho. Redigidas pelos integrantes do projeto e com endereçamentos diversos, as cartas que compõem a publicação foram artesanalmente costuradas pela equipe. Essa tiragem reduzida está sendo distribuída principalmente para bibliotecas de museus e universidades, contando com uma versão em pdf acessível online. Foi publicada pela Prograd/Ufes e conta com trabalhos de Aline Dias, André Rezende, Anielle Paola, Bárbara Thomaz, Diego Rayck, Heitor Andrade Amorim, Jakslaine Silva da Penha, Jéssica Sampaio, Jô Araújo, João Marcos Kill, Josélia Andrade, Julia Amaral, Mayara Gouveia, Piêtra Araújo, Rafaela Stein, Raquel Stolf, Sulamita Marques Correia Da Rocha, Vivian Siqueira e Yurie Yaginuma.
“é perigoso, ela avisa” (Proex/Ufes, 2021)
O livro “é perigoso, ela avisa” foi desenvolvido pelos integrantes do projeto de extensão “escrita em artes” e com posfácio de Elke Coelho. É composto de poemas e desenhos produzidos por Aline Dias e Diego Rayck (organizadores), Elisabete Amorim, Guilherme Medeiros, Heitor Andrade, Jakslaine Silva da Penha, Jessica Bastos, Jéssica Sampaio, Joelma Araujo, Piêtra Araújo, Rafaela Stein, Sulamita Marques, Vivian Siqueira e Yurie Yaginuma, integrantes do projeto de extensão “escrita em artes”.
Além da pequena tiragem impressa para distribuição institucional, o livro conta com versão e-book, que pode ser lido em pdf aqui
“montagens nos espaços fílmico, expositivo e impresso” (Fapes/Cousa, 2019)
O livro “montagens nos espaços fílmico, expositivo e impresso” integrou o projeto de mesmo nome, realizado com o apoio financeiro da Fapes, Edital FAPES/CNPq Nº 04/2017 – Programa Primeiros Projetos e parceria com a editora Cousa. A publicação percorre parte do que foi pesquisado e interrogado em dois anos de projeto, incluindo reflexões teóricas, os trabalhos artísticos desenvolvidos e as ressonâncias das sessões de projeções de filmes do projeto de extensão “vão”, coordenado por Aline Dias, Gisele Ribeiro e Raquel Garbelotti, apoiando-se na ideia de montagem como dispositivo que faz operar o pensamento.
Serviço:
Lançamento de livros + conversa sobre ler-escrever-editar-publicar como prática artística.
Data: 05/05 (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro, Vitória.
Telefone para informações (27) 3132 8393.
As publicações podem ser adquiridas gratuitamente no evento.
Entrada franca.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es