19/02/2026 15h29

Luccas Martins leva show e masterclass para Fortaleza, no Festival Ponte Instrumental Nordeste

Representando a produção instrumental autoral do Espírito Santo, Luccas Martins integra a programação da primeira edição do Festival Ponte Instrumental Nordeste, que teve início nesta quinta-feira (19) com programação até sábado (21), em Fortaleza (CE), estimulando a troca artística e formativa entre músicos de diferentes regiões do país. Além do show, o artista multifacetado, compositor e arranjador ministra uma masterclass sobre a produção do seu primeiro disco que foi masterizado no Abbey Road Studios em Londres, na Inglaterra.

A participação do artista capixaba foi viabilizada pelo Edital de Difusão Musical, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), possibilitando o encontro entre Luccas Martins e músicos da cena instrumental cearense.

No palco, o espetáculo Luccas Martins convida quarteto de cordas propondo uma travessia sonora entre o contemporâneo e o ancestral. O handpan — instrumento percussivo de timbre etéreo e pulsação orgânica, se entrelaça à tradição das cordas clássicas, criando paisagens sonoras de forte identidade brasileira. A apresentação acontece ao lado do Siará Quarteto, formado por Diego Cavalcante (violino I), Natan Gomes (violino II), Rélmerson Lima (viola) e Rondinelly Bezerra (violoncelo), em um diálogo que valoriza a escuta, o espaço e a respiração musical.

Além do concerto, Luccas Martins participa da programação formativa do festival com uma masterclass sobre produção musical contemporânea e o artista independente, partilhando processos criativos, estratégias de circulação e reflexões sobre identidade artística na música instrumental atual.

 

Festival Ponte Instrumental Nordeste

O I Ponte Instrumental Nordeste (PIN) ocupa o Banco do Nordeste Cultural Fortaleza e reúne shows e masterclasses com acesso gratuito. A proposta do festival é criar um ambiente de escuta mais intimista e experimental, conectando diferentes vertentes da música instrumental brasileira.

Idealizado como um ponto de encontro entre sonoridades regionais e nacionais, o PIN aposta no diálogo entre instrumentos, estilos e territórios musicais. Segundo o curador e coordenador de produção Tauí Castro, o festival nasce para provocar encontros inéditos, valorizar a criação ao vivo e celebrar a música como experiência única e efêmera.

Acompanhe a circulação de Luccas Martins e novidades da turnê que seguirá para o Teatro Carlos Gomes em Vitória, em março, e o Blue Note, em São Paulo (SP), em abril, em: instagram.com/luccasmartinsmusic

 

Programação de shows

Quinta-feira — 19/02
• Luccas Martins (ES) e Siará Quarteto (CE)
• Orquestra Cabulosa (CE) convida Caetano Brasil (MG)

Sexta-feira — 20/02
• Duo Selestrial (CE)
• Esdras Nogueira (DF) e grupo — Transe (releitura de Transa, de Caetano Veloso)

Sábado — 21/02
• Luciano Magno (PE)
• Encontro entre Luiz José (CE) e Pablo Dias (MG)

 

Masterclasses gratuitas

Quinta-feira — 19/02
14h — Pablo Dias: práticas de escuta e execução musical
16h — Selestrial: arranjos contemporâneos inspirados na obra de Hermeto Pascoal

Sexta-feira — 20/02
14h — Esdras Nogueira: circulação e carreira musical
16h — Luccas Martins: produção musical contemporânea e artista independente. O encontro aborda criação autoral, escolhas estéticas e caminhos possíveis para a produção independente na música instrumental contemporânea.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard