Longa-metragem ‘Prédio Vazio’ de Rodrigo Aragão, conquista prêmio na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
O longa-metragem capixaba “Prédio Vazio”, realizado pelo diretor Rodrigo Aragão e pela equipe da Fábulas Filmes, conquistou um importante prêmio dentro da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que aconteceu na cidade mineira entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro. O filme foi premiado dentro na categoria “Retrato Filmes” concedendo assim um contrato de distribuição e investimento no valor de R$ 100 mil para a campanha de lançamento da produção vencedora.
A produção foi contemplada pelo Edital 024/2021 – Produção de Longa Metragem, oriundo dos recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
“Encerramos esta temporada em Tiradentes, na 28ª Mostra de Cinema, com o coração quentinho, felizes e cheios de entusiasmo para seguir em frente com o Prédio Vazio! Agradecemos à Secult pela parceria e apoio”, destacou o diretor Rodrigo Aragão em suas redes sociais. O filme agora segue para sua estreia mundial no prestigiado 45º Fantasporto, em Portugal, com exibições marcadas para os dias 4 e 7 de março.
O filme concorreu ao prêmio os longas-metragens entre diversas mostras de cinema do Evento: Olhos Livres (de qual o longa estreou nacionalmente no evento), Aurora e WIP – Corte Final, que ainda não possuíam parceria com distribuidoras.
“Mais uma vez uma produção capixaba recebe a premiação neste importante festival de cinema, o que valoriza e confirma como o Espírito Santo tem uma produção audiovisual pulsante, demonstrando a sua potencialidade dentro do que é produzido hoje no Brasil, ou seja, um importante e ascendente mercado. O impacto das políticas públicas no setor audiovisual beneficia inclusive diversos setores da economia criativa, e temos muito em avançar no cenário nacional”, enfatiza o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
O enredo e a produção de Prédio Vazio
De gênero cinematográfico de terror (ou dentro do chamado subgênero gore) e produzido pela Fábulas Filmes em 2023, Prédio Vazio foi gravado especificamente na Praia do Morro, balneário da cidade de Guarapari. Buscando, mais uma vez, apresentar ao público características próprias do Espírito Santo, o filme conta a história da jovem Luna, que parte em uma jornada em busca de sua mãe, desaparecida no último dia de Carnaval em Guarapari. Suas buscas a levam a um antigo edifício aparentemente vazio, mas habitado por almas atormentadas.
Um detalhe interessante no filme é que a Fábulas Negras Produções antes das filmagens, promoveu uma série de oficinas gratuitas para quem deseja trabalhar com cinema. A ideia foi que toda a produção do longa fosse nos moldes filme-escola e, ao final das oficinas, os alunos que se destacarem poderiam trabalhar na equipe do filme, colocando o aprendizado em prática.
As oficinas, que aconteceram durante todo o mês de março no ano de 2023, no SebraeLab, em Vitória, e focaram aspectos como produção audiovisual de baixo orçamento, direção de arte, interpretação, maquiagem de efeitos especiais, sonoplastia, figurino, produção executiva e fotografia.
Com quase 19 anos de atividade, a Fábulas nasceu do sonho do cineasta Rodrigo Aragão. A produtora até então realizou cinco curtas, seis longas e uma websérie, com participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo, e 32 prêmios nacionais e internacionais. Uma carreira frutífera para uma empresa dedicada a um nicho de mercado específico, tornando-se referência em efeitos especiais práticos em todo o país e firmando parceria com grandes empresas produtoras, como Globo Filmes, O2 e RT Features.
Acompanhe a Fábula em seu Instagram: https://www.instagram.com/fabulas.filmes/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao
https://www.flickr.com/photos/universoproducao/