Livro sobre a obra e a vida de Amylton de Almeida será lançado nesta sexta (06) no Arquivo Público
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) recebe, na próxima sexta-feira (06), às 18h, o lançamento do livro “As Cores do Prisma: crítica e contracultura em Amylton de Almeida”, que retrata a obra e a vida do jornalista Amylton de Almeida (1946–1995) que marcou gerações no Estado. A obra é de autoria de Kelly Alves Andrade, doutoranda em História Social pela FFLCH/USP. A entrada é franca, e haverá distribuição gratuita de exemplares para os presentes.
A obra foi contemplada pelo Edital Funcultura 11/2023 – Seleção de Projetos de Produção e Difusão de Obras Literárias no Espírito Santo, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Nascido em Afonso Cláudio, Amylton de Almeida (foi jornalista, crítico de cinema, cineasta, videomaker, dramaturgo e romancista, com atuação marcante no cenário cultural capixaba entre as décadas de 1960 e 1980. Trabalhou por mais de 20 anos no Caderno Dois, do jornal A Gazeta, e assinou obras relevantes, como a direção do longa-metragem capixaba “O Amor Está no Ar” (1997), indicado ao prêmio de melhor filme no Festival de Gramado (RS) no mesmo ano.
A programação contará ainda com uma roda de conversa sobre “A modernidade urbana em Vitória/ES a partir do olhar literário de Amylton de Almeida e Carmélia Maria de Souza”, com a participação da doutora em Ciências Sociais pelo PGCS/UFES, Tamara Lopes Teixeira.
Serviço
Lançamento do livro: As Cores do Prisma: crítica e contracultura em Amylton de Almeida
Data: 06/02 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Rua Sete de Setembro, 414, Centro, Vitória.
Entrada: gratuita
Distribuição gratuita de exemplares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br