27/09/2019 16h59 - Atualizado em 27/09/2019 17h02

Livro retrata vida e obra do pianista Hélio Mendes

A biografia, de autoria de Cínthia Ferreira, será lançada na próxima quarta-feira (02), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória.

Na próxima quarta-feira (02), às 19h30, será realizado o lançamento do livro “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”, de Cínthia Ferreira, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Entrada franca.

Entre as décadas de 1950 e 1970, Hélio Mendes e seu conjunto regiam os bailes, domingueiras e carnavais capixabas. Pianista, maestro, arranjador e compositor capixaba. Ele e seu conjunto produziram sete LPs e um compacto duplo, além de serem premiados nacionalmente como Melhor Conjunto em 1963, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A bibliografia foi produzida pela jornalista e psicanalista Cínthia Ferreira, neta do pianista. O livro surgiu como uma forma de "conhecer a história pessoal e artística de meu avô e contribuir para o resgate da memória do músico e sua relevância para a cultura capixaba", disse.

A autora apresentará ao leitor o legado musical do pianista e a história de Hélio Mendes, como a sua relação com os familiares, amigos e o público. O livro foi aprovado via edital 008/ 2018 da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Música para embalar o lançamento

O evento também contará com show realizado por um trio de músicos instrumentistas: Fábio do Carmo no violão; Bastian Herrera no piano; e Rodrigo Souza na bateria. O repertório é composto por boleros, sambas e bossa nova. Todas as músicas que serão apresentadas faziam parte da discografia de Hélio Mendes.

Sobre a autora

Cínthia Ferreira é natural de Vitória, Espírito Santo. Formou-se em Jornalismo e fez mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em sua trajetória acadêmica e profissional, atua como jornalista, professora e psicanalista.

Sobre os músicos

Fábio do Carmo (violão): Mineiro, bacharel em violão clássico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou seus estudos de violão aos 7 anos de idade na Escola de Música do Espírito Santo (hoje, Fames). Desenvolve amplo trabalho na área de educação musical e como músico prático. No Espírito Santo desenvolve extensa atividade como educador musical, nas prefeituras de Vitória e Serra, em escolas particulares, projetos sociais e instituições como SESC, FAFI, FAMES e Alpha. Fundou o Centro Artístico Musical Pixinguinha, em Belo Horizonte, onde ministrou aulas de Percepção Musical, Violão, Guitarra e Flauta Transversa. Atuou como professor de Violão e Percepção Musical no Conservatório Estadual de Música de São João Del Rey/MG; participou da fundação da Big Band do Conservatório, (hoje, OPL – Orquestra Popular Livre).

Bastian Herrera (piano): Estudante de bacharelado em piano popular da Faculdade de Música de Espírito Santo (Fames), Bastian tem uma formação erudita e com conhecimentos focados a produção musical e também conhecendo várias culturas através de viagens latinoamericanas. O músico tem domínio de vários instrumentos como:  clarinete, escaleta, piano, sanfona, saxofone, flautas étnicas, entre outros. É focado nos estilos musicais jazz, chorinho e ritmos latinos. Participa como clarinetista na Orquestra Experimental da Unirio e como improvisador com a Big Band da Vale Jazz.

Rodrigo Souza (bateria): Baterista e percussionista iniciou seus estudos de música no Conservatório Estadual de música de Pouso Alegre, Minas Gerais (CEMPA) com Zé Eduardo Nazário. Cursou licenciatura em música e música popular na Faculdade de Música de Espírito Santo (Fames), integrando nesse período a Banda Sinfônica, Grupo de Percussão e a Jazz Band da instituição. Músico com experiência na cena do chorinho e samba capixaba, acompanhando músicos e grupos como Barulho de torresmo, Elias Borges, Antônio Paulo Filho, Raimundo Machado e Grupo entre outros. Há mais de dez anos integra o Conjunto Ferrabrás, sendo que seu núcleo foi selecionado para integrar o Coletivo Vix, grupo que excursionou em turnê pela França no ano de 2010.

Serviço:

Lançamento do livro: “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”

Dia: 02/10 (quarta-feira)

Lançamento de livro | Classificação: livre

O livro será vendido pelo valor de 30 reais.

Entrada Franca

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac