Literatura negro-brasileira, ancestralidade e resistência cultural nas oficinas da Festa Internacional da Palavra

Literatura negro-brasileira, educação antirracista, uso da literatura para combater o racismo, ancestralidade e resistência cultural serão temas de oficinas inspiradoras na Festa Internacional da Palavra, que acontece de 21 a 24 de maio, na Vila de Itaúnas. Grandes nomes da literatura mundial promoverão diálogos no Espaço Infanto-Juvenil da Festa. O evento é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria da Cultura (Secult).
Destaque para a oficina Práticas Antirracistas e Literatura Negro-Brasileira, com a premiada autora Kiusam de Oliveira, direcionada para professores. Kiusam de Oliveira é conhecida, nacional e internacionalmente, pela força e representatividade de suas obras, com histórias que trazem uma abordagem extraordinária de questões étnico-raciais e diversidade de gênero.
Pedagoga, doutora em educação, mestre em psicologia e terapeuta integrativa, Kiusam é escritora do que chama de "Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil" e venceu diversas premiações, entre elas, o Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 pela obra “O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013)”, considerado pela ONU um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos. “Entendo a literatura como ferramenta para a liberdade e fortalecimento das identidades”, diz ela.
No dia 24, sábado, às 15h, o Espaço Infanto-Juvenil da Festa recebe a masterclass “Papo de Vivências: Criando nossas histórias, nós mesmos”, com Estevão Ribeiro, convidando os jovens a criar narrativas autorais. O capixaba, escritor, artista e roteirista Estevão Ribeiro já publicou mais de 20 livros — entre HQs, infantis e romances como o comovente “Guilhermina Não Gosta de Não!”, inspirado em sua filha autista, que soma mais de 200 mil exemplares vendidos. Também é criador das tiras Os Passarinhos e Rê Tinta, voltadas ao empoderamento negro, e roteirista das séries “Cidade de Deus – A Luta Não Para” e “Vovó Tatá”.
Ainda vai rolar a Oficina de Personagens Fantásticos, com a escritora e produtora audiovisual Juane Vaillant e Thiago Balbino e que vai receber Real B, Bloom e JowJow na masterclass Slam e Resistência Poética no Sapê do Norte. Toda a programação da Festa Internacional da Palavra é gratuita e as inscrições para as oficinas serão realizadas no local, na Vila de Itaúnas, e serão por ordem de chegada.
A Festa Internacional da Palavra 2025 é realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), pelo Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei Rouanet, e o Instituto Manguerê, com patrocínio da EDP e do Banestes. A direção de produção é da MM Projetos Culturais e a direção artística da Casa Poema. Apoio da Prefeitura de Conceição da Barra.
Programação:
CONFIRA AS OFICINAS E MASTERCLASSES DA 2ª FESTA INTERNACIONAL DA PALAVRA:
Oficina Práticas Antirracistas e Literatura Negro-brasileira
Com Kiusam de Oliveira
Para professores – 50 vagas
Duração: 2 horas
Escolher um livro é uma ação política. Entender por que selecionar alguns livros e histórias em detrimento de outras, torna-se fundamental em sociedades opressoras. Entendo a literatura como ferramenta para a Liberdade e fortalecimento das identidades. Durante a oficina, entenderemos isso e como uma relação de livros em prol dos direitos humanos.
Oficina de Personagens Fantásticos
Com Juane Vaillant
Para crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos
Duração: 2 horas
Criação de personagens para livros, filmes, séries e quadrinhos com ênfase em personagens fantásticos.
Esta oficina aborda técnicas de construção de personagens na literatura fantástica, explorando sua importância como eixo da narrativa e ponte entre mitologia e verossimilhança. A partir de referências do teatro, cinema e literatura, serão analisados personagens emblemáticos e suas funções nas histórias, com base em autores como Marcos Rey e Doc Comparato. Serão lidas narrativas populares e contemporâneas, como “Amora” (Emicida) e contos do livro Deusa Menina e sua Fantástica Ilha. Ao final, os participantes criarão seus próprios personagens com apoio de uma ficha desenvolvida pela oficineira.
Masterclass “Papo de Vivências: Criando nossas histórias, nós mesmos”
Com Estevão Ribeiro
Para crianças e adolescentes a partir de 10 anos
A Masterclass convida jovens a explorar suas próprias experiências como ponto de partida para criar narrativas autorais. Com sua bagagem como escritor, quadrinista e roteirista, Estevão Ribeiro vai compartilhar técnicas e inspirações que unem oralidade, identidade e imaginação, incentivando a valorização da escuta e da diversidade de vozes.
Masterclass Slam e Resistência Poética no Sapê do Norte
Com Thiago Balbino e convidados: Real B, Bloom e JowJow
O evento propõe um diálogo entre a poesia falada urbana e a resistência cultural do Sapê do Norte — território quilombola marcado por forte ancestralidade e luta por reconhecimento. Combinando bate-papo e performances poéticas, a atividade criará um espaço de troca, escuta e valorização das expressões artísticas periféricas, fortalecendo a cena local de slam.
Serviço:
2ª FESTA INTERNACIONAL DA PALAVRA
Onde: Itaúnas - Conceição da Barra - ES
Quando: 21 a 24 de maio de 2025
Entrada gratuita
Acompanhe as novidades: Siga-nos nas redes sociais @festadapalavra e acesse o site oficial para conferir toda a programação! https://www.festadapalavra.com/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br