15/08/2024 14h34

LICC: projeto selecionará escritores de Piúma e Anchieta para publicação de livro

O projeto “Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá” lança um chamado de seleção destinado a escritores dos municípios de Piúma e Anchieta que tenham interesse em ter seus textos literários em poesia ou prosa publicados pela Editora Cousa. Ao todo, até 60 textos vão compor a Antologia Combiousa, que faz parte de uma ampla ação de estímulo à literatura e à leitura nos municípios do litoral sul do Espírito Santo.

As inscrições estão abertas até dia 05 de setembro, sendo possível inscrever um texto por pessoa, com até duas laudas em letra Arial tamanho 12 e espaçamento de 1,5. >O link para inscrições: https://forms.gle/m2ycCXoTFmKkMLQq7

Os interessados, que devem comprovar residência em Piúma ou em Anchieta, precisam preencher um formulário on-line e fazer upload do texto e documentos. A publicação é aberta apenas para textos inéditos escritos por pessoas maiores de 18 anos ou, se menores, mediante autorização do responsável legal.

O projeto “Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá” é realizado pela Editora Cousa, com patrocínio da EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio das prefeituras municipais de Piúma e Anchieta. A seleção é mais uma iniciativa da editora Cousa, que já lançou mais de 300 obras publicadas em 15 anos de existência, entre elas uma vencedora do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.

Seleção

A seleção dos textos que vão compor a obra será feita por escritores reconhecidos e premiados: Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor.

“O que a gente pretende deixar é um livro com escritos da cidade, com os escritores da cidade, incentivando novos escritores, fortalecendo nomes que já escrevem e criando um intercâmbio, uma troca entre eles”, diz Saulo Ribeiro, fundador da Cousa. Ele cita nomes, como Fabiani Taylor, Leonardo Bourguignon, Graça Andreatta e Marcos Brando como exemplos de escritores importantes da literatura capixaba oriundos de Piúma e Anchieta.

“A expedição quer chegar nesses veteranos e, ao mesmo tempo, mapear uma nova literatura nos municípios”, completou Ribeiro. Para isso, ao longo dos meses de agosto e setembro, o projeto vai realizar uma série de atividades ligadas à literatura, entre elas contação de histórias e oficinas de poesia em escolas e Festas Literárias nos dois municípios. “A expedição Monte Aghá fará um chamado poderoso para o fortalecimento da literatura!”, enfatizou o idealizador do projeto.

O lançamento do livro está previsto para dezembro de 2024, dentro de uma programação com várias atrações abertas ao público.

Para saber mais sobre o projeto, é possível acompanhar o Instagram @caravanacombiousa. www.instagram.com/caravanacombiousa

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br