15/08/2023 08h00

LICC: Instituto Cultural das Montanhas inicia projeto de educação musical em Afonso Cláudio

Alunos do projeto de educação musical realizado pelo Instituto Cultural das Montanhas (Foto: Allex Cordeiro)

Oficinas práticas de violão, teclado, percussão, bateria, instrumentos de sopro, canto e coral, realizadas juntamente com uma série de aulas teóricas. O ciclo de atividades formativas integra o projeto Manutenção do Ensino Musical Gratuito para Crianças, Adolescentes e Jovens da Escola Municipal Agrícola, localizada no Vale do Empoçado, área conhecida como destino do turismo rural em Afonso Cláudio.

Realizado pelo Instituto Cultural das Montanhas, sob coordenação do músico e educador Marcelo Dutra Coutinho, o projeto será lançado nesta quinta-feira (17), às 15h, com uma solenidade na sede da escola. A iniciativa prevê ainda masterclasses com os maestros Célio Paula e Eduardo Lucas, além de apresentações de grupos musicais formados pelos alunos, a serem realizadas em espaços da região.

Entre os benefícios oferecidos pelo projeto está a concessão de bolsa-auxílio a 12 alunos que tiverem frequência igual ou superior a 70% das aulas, distribuição de cestas básicas àquele que estiverem inscritos no CadÚnico da Escola Municipal Agrícola e também acompanhamento por equipe multidisciplinar, composta por psicóloga e assistente social, em parceria com a Prefeitura de Afonso Cláudio.

A iniciativa conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e também do edital Circula Cultura, da Prefeitura de Afonso Cláudio. A produção e realização é de Paulo Falqueto Produções e Eventos e Marcelo Dutra Coutinho.

O projeto teve início em 25 de maio de 2021, por iniciativa do musicista Marcelo Dutra Coutinho. Professor, músico e maestro, é licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especializado em Musicoterapia e mestrando em Artes, com ênfase em artes, mídias e novas tecnologias na Ufes.

Coro Jovem das Montanhas

De acordo com o educador, desde o início do projeto, três grupos musicais foram formados: um coral de flauta doce, uma camerata de violões e uma big band de jazz. Agora, dispondo de mais recursos financeiros, Marcelo Dutra Coutinho pretende incentivar a formação de um coral jovem, sob regência de Hugo Bautz, e ampliar o corpo docente do projeto.

Professor, músico e maestro, Marcelo Dutra Coutinho criou o projeto em 2021 (Foto: Allex Cordeiro)Professor, músico e maestro, Marcelo Dutra Coutinho criou o projeto em 2021 (Foto: Allex Cordeiro)

“Nesta nova etapa seguiremos com o projeto até julho de 2024, acompanhando os recessos da Escola Municipal Agrícola. Teremos 12 alunos bolsistas, quatro professores, um grupo de canto coral, distribuição de 84 cestas básicas e a aquisição de 26 livros de teoria e métodos musicais para acesso dos alunos na biblioteca do Instituto”, afirma o professor.

Além da formação musical, o projeto prevê a realização de três apresentações de grupos formados pelos alunos em espaços do município: na Associação Pró-Casa do Menino, na Sociedade Civil de Amparo à Velhice e em local a ser definido pela Prefeitura de Afonso Cláudio.

Todas as ações são elaboradas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio e o produtor cultural Paulo Falqueto, responsável pela organização do 1º Festival de Choro e Jazz da cidade, em 2016.

Tradição musical

Município da região serrana do Espírito Santo, distante 145 quilômetros de Vitória, Afonso Cláudio tem forte tradição musical, conforme destaca Marcelo Dutra. “Analisando a história cultural do município, descobrimos que foi precursor do jazz no Estado, tendo bandas de notório reconhecimento, como o Jazz Está Cruel e o Jazz Glória”, afirma.

Atualmente, Afonso Cláudio tem a quase centenária Banda Musical São Sebastião, na qual Marcelo também atua como professor e regente, além de outros projetos de música desenvolvidos nas escolas municipais.

Serviço:

Lançamento do Projeto Manutenção do Ensino Musical Gratuito para Crianças, Adolescentes e Jovens da Escola Municipal Agrícola

Data: 17/08 (quinta-feira)

Horário: às 15h

Local: Escola Municipal Agrícola, Parque de Exposições Dr. João Eutrópio, Empoçado, Afonso Cláudio

Assessoria de Comunicação da Secult-ES

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre