LICC: Evento na Praça Costa Pereira marca aniversário de Vitória com música, dança e educação
.jpg?v=638935511507112510)
No último dia 3 de setembro, a Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, recebeu a 9ª edição do evento “Presente para Vitória – Capital do Estado do ES”, promovido pelo Projeto Música e Artes. A programação foi realizada das 17h às 20h e integrou as comemorações pelos 474 anos da cidade e pela Semana da Pátria, com o tema “Temperos Brasileiros numa Sinfonia de Sabores”. O evento também celebrou o primeiro ano de aulas de música para crianças, desenvolvidas dentro deste projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).
Durante a abertura, estiveram presentes representantes de instituições parceiras e do poder público: a subsecretária de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Maria Thereza Bosi de Magalhães (foto); a gerente do Instituto EDP, Marcela Garcia de Almeida; e a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.
A iniciativa promoveu apresentações culturais em espaço público, destacando a valorização da memória cultural urbana, a inclusão social e a acessibilidade. A programação cultural realizada em Vitória contou com a participação do saxofonista Almir Paulo, que se apresentou ao meio-dia.
Em parceria com a EDP, o evento também promoveu uma ação educativa sobre Segurança Elétrica e Eficiência, com a encenação de um teatro temático. À tarde, grupos instrumentais como a Camerata de Violões, Prática de Banda e Cordas do Projeto Música e Artes subiram ao palco, seguidos pela Banda da Escola Ary Parreiras, ligada ao Programa Música da Rede, do Governo do Estado, por meio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
O destaque vocal ficou por conta de um coral com 150 crianças, adolescentes e jovens do Projeto Música e Artes (foto), que apresentaram canções ensaiadas ao longo de seis meses. Crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Carlita Corrêa Pereira, Menino Jesus e Jacy Alves Fraga interpretaram a "Suíte dos Cocos" e a canção do mascote do projeto, "Lehem".
O evento também contou com três coreografias das alunas de balé do Projeto Pipoca Social, além da apresentação do Coro Adulto Chai Vida, que interpretou “Eu só quero um xodó” e “Casa de Farinha”. As dançarinas Diedra, Júlia, Sandrinha e Lavínia apresentaram a coreografia de “Baião Destemperado”, do grupo Barbatuques. O coral também apresentou quatro canções autorais da artista capixaba Larissa Almeida — “Vem pra Vitória”, “Pipoca Social”, “Energia Eólica” e o lançamento de “Sinfonia de Sabores”, tema do evento — acompanhadas por 20 profissionais do Projeto Música e Artes e quatro músicos convidados. O repertório contou ainda com as músicas como “Xote da Alegria” e “Eu quero um xodó”. O evento foi encerrado com músicas populares, conduzidas por três artistas da Alef Bet.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Tel: (27) 3636-7110 / 3636-7111 | Whatsapp: (27) 99753-7583
E-mail: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br