05/05/2023 10h40 - Atualizado em 09/05/2023 15h06

LICC: Crias.Lab promove oficina de fotografia para socioeducandos da Unis Cariacica

A fotógrafa e documentarista Zanete Dadalto ministrou as oficinas. Foto: João Kepp

Com a proposta de abrir janelas para o mundo com novos olhares e vivências, a oficina “Pega a Visão”, realizada pelo Crias.Lab, promoveu uma formação em fotografia voltada para jovens de 12 a 17 anos, socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) de Cariacica. As atividades aconteceram nesta semana, no auditório da instituição, com apoio pedagógico da Unis e parceria do Centro Universitário Faesa.

Ao todo, foram oferecidas 15 vagas e a seleção dos participantes foi conduzida pela equipe pedagógica da Unis Cariacica. A oficina foi ministrada pela professora universitária Zanete Dadalto, que é fotógrafa e documentarista com mais de três décadas de atuação na área.

A partir da oficina, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a história da fotografia, bem como entender toda a formação e registro da imagem fotográfica. Além dos ensinamentos teóricos, os alunos aprenderam conhecimentos técnicos referentes ao equipamento fotográfico, à compreensão do funcionamento da câmera e demais acessórios. 

Também foram abordados conteúdos que abordam aspectos referentes à luz, à fotometria e à composição fotográfica, tendo como norte o olhar e a linguagem de fotógrafos documentaristas, humanistas e populares. 

Após a exposição do conteúdo teórico, os alunos tiveram a oportunidade de realizar exercícios práticos, com uma proposta de produção de autorretratos e retratos seguindo o tema “Pega a Visão”, que dá nome ao projeto. As fotografias produzidas pelos jovens foram analisadas e avaliadas, momento em que receberam mais orientações sobre composição e linguagem visual. 

“A oficina de fotografia pode despertar a descoberta de jovens talentos e ampliar o leque de futuras opções profissionais. Nossa abordagem tem como foco a valorização da autoestima, do autoconhecimento, e do pertencimento com a produção de retratos e autorretratos. Com isso, pretendemos formar jovens observadores mais atentos, que possam ampliar seus horizontes e vislumbrar novas possibilidades. E, é claro, podemos formar mais apaixonados pela arte da fotografia”, destaca Zanete Dadalto. 

O Crias.Lab tem o patrocínio do Banco Modal e da ES Gás, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e produção da Lúdica Audiovisual e da Odoyá Arte e Cultura. A realização é da Com.Chá, Puri Produções.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard