Lançado edital para a programação da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
Está no ar o edital de chamamento público para compor a programação da 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática, que ocorrerá de 24 a 29 de março, em Aracruz. O objetivo é mobilizar fazedores de cultura de todas as regiões do país a participarem do maior evento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), valorizando a diversidade de seu território e a importância da cultura para a justiça social, o desenvolvimento sustentável e o Bem Viver.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de janeiro por meio da plataforma Mapa da Cultura. Acesse aqui. O edital é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), representado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).
“A Teia é um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios, os avanços e o futuro da PNCV. Mas também é a celebração da nossa diversidade cultural e de pactuação para efetivar direitos culturais no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, que estamos construindo. O Edital da 6° Teia Nacional expressa a dimensão tradicional, plural, de raiz, de inovação. É um convite para que ponteiros, ponteiras, mestras e mestres, artistas, gestores e comunicadores, compartilhem com a Rede Cultura Viva sua arte, conhecimentos, práticas, economia, tecnologias e expressões culturais. É hora de fortalecer a Cultura como um pilar para a construção de um mundo justo e sustentável”, afirmou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Vagas e categorias
Ao todo, serão selecionadas 197 propostas. Os contemplados receberão apoio financeiro, transporte, despacho de bagagem e equipamentos, hospedagem, alimentação, translado em Aracruz e infraestrutura necessária às apresentações de acordo com a suas categorias e a capacidade do evento.
Os proponentes aptos que não alcançarem as vagas disponíveis também poderão fazer parte da programação, mas de forma colaborativa e sem ajuda de custo. Além dos pontos e pontões de cultura certificados, poderão se inscrever no edital pessoas físicas, grupos ou coletivos artísticos (sem CNPJ) e entidades sem fins lucrativos (com CNPJ) vinculados ou não a pontos e pontões.
As oportunidades estão distribuídas em oito categorias: artes cênicas, música e/ou manifestações das culturas tradicionais e populares; artes visuais; audiovisual; Feira de Economia Criativa e Solidária; vivências de mestras e mestres; reflexão, formação e debate; experiências do Bem Viver e comunicação colaborativa. Para garantir a equidade, o certame aplica critérios de regionalização e reservas de vagas: 25% para pessoas negras; 10% para pessoas indígenas; e 5% para pessoas com deficiência.
Tira-dúvidas ao vivo
Para auxiliar os proponentes, será realizada uma live de apresentação do edital na terça-feira, 20 de janeiro, às 17h, no canal oficial do MinC no YouTube.
Também está disponível o e-mail teianacional.2026@ifes.edu.br.
Inscrições
https://mapa.cultura.gov.br/oportunidade/6710/#info
Texto: Ministério da Cultura (MinC)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br