06/12/2022 16h39

Inscrições para oficina de fotografia gratuita para mulheres negras estão abertas

Projeto “NEGRADÊ” também vai lançar exposição virtual no dia 11 de dezembro.


As inscrições para a Oficina de Fotografia do projeto “Negradê foram abertas nesta terça-feira (06) e seguem até a sexta-feira (09). Direcionada para mulheres negras e ministrada pela fotógrafa Daiana Rocha a oficina vai acontecer de forma virtual no dia 14 de dezembro (quarta-feira), das 15h às 17h. As vagas são limitadas

A oficina abre as atividades do projeto que pretende resgatar as memórias e ressaltar as belezas e a diversidade de mulheres negras. Além disso, o projeto “Negradê vai lançar no dia 11 de dezembro uma exposição virtual com 11 mulheres negras que participaram de ensaios que transmitem as suas personalidades e toda a força que essas mulheres representam.

Inscreva-se no link https://bit.ly/oficinanegrade

A ideia do ensaio fotográfico “Negradê” começou a ser desenvolvida quando Daiana Rocha era ainda estudante do curso de Cinema, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A ideia de fotografar mulheres negras surgiu no trabalho final da disciplina “Fotoescrevivências Negras”, ministrada pela professora Vilma Neres.

Nessa pesquisa foi realizada uma reflexão sobre o conceito de “escrevivência”, criado pela escritora Conceição Evaristo, em que a autora afirma que sua escrita é contaminada pela condição da mulher negra. “Além da parte técnica, será discutido a representação e a experiências das mulheres negras na fotografia, na frente e atrás das câmeras”, explicou Daiana Rocha.

O projeto “Negradê conta com o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 020/2020 – Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais.

Conheça a idealizadora do projeto

Daiana Rocha é diretora e produtora. Dirigiu os filmes “Braços Vazios” (2018), ganhador de três prêmios e exibido em mais de 20 festivais, “Arquitetura dos que habitam” (2018) e “Verdade Peregrina” (2021). Também atuou como produtora-executiva do curta-metragem “Guri” (2019), de Adriano Monteiro, exibido em mais de 40 festivais e ganhador de seis prêmios. Ela também faz parte dos coletivos Palavra Negra e Damballa.


Serviço:


Oficina de Fotografia do projeto Negradê

Inscrições:
até o dia 09 de dezembro
Data da oficina: 14 de dezembro
Horário: 15h às 17h

Link de inscrições: https://bit.ly/oficinanegrade

Redes sociais:

https://www.instagram.com/ensaionegrade/

https://www.facebook.com/ensaionegrade

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard