17/05/2017 18h10 - Atualizado em 17/05/2017 18h20

Inscrições abertas para segunda turma do Curso de Gestão Pública da Cultura

As inscrições para a segunda turma do curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura já estão abertas. O curso será ofertado a partir do mês de agosto pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).  O Minc descentralizou o recurso de R$ 303 mil ao Ifes para a execução do Projeto. Confira o regulamento, o requerimento da matrícula e os demais anexos de documentação aqui. É preciso enviar todos os documentos anexos para efetuar a inscrição. Mais informações pelo telefone 3636.7107 ou pelo email: curso.secultes@gmail.com.

No Estado, o projeto atenderá, de forma gratuita neste semestre, 100 alunos de todos os municípios, contemplando os que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Serão, preferencialmente, gestores públicos, conselheiros municipais de cultura, servidores de órgãos públicos da área da cultura dos municípios do estado do Espírito Santo. Não havendo o preenchimento de todas as vagas ofertadas, as vagas remanescentes serão destinadas ao público secundário, formado por instituições governamentais e não governamentais responsáveis pelos sistemas articulados de cultura e o Conselho Estadual de Cultura (CEC), com a prioridade dada aos candidatos inscritos que obtiverem maior pontuação, conforme critérios de seleção.

Metodologia

As aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em quatro disciplinas na modalidade a distância, distribuídas em quatro módulos: Políticas Públicas da Cultura (44 horas), Diversidade Cultural e Desenvolvimento (48 horas), Gestão Cultural (48 horas) e Planejamento e Execução de Projetos Culturais (36 horas), totalizando 176 horas. Além disso, haverá uma disciplina semipresencial denominada Projeto Integrador, com 24 horas presenciais, cuja metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão cultural e uma jornada regional, a qual será replicada em quatro mesorregiões do Estado.

O conteúdo busca desenvolver o conhecimento, a reflexão crítica e competências específicas de membros integrantes de Conselhos Estaduais e Municipais de Cultura, bem como de secretários e gestores das três esferas do governo. Os encontros presenciais serão distribuídos pelos diferentes campi do Instituto no estado. Para participar, candidatos devem ter ensino médio completo, conhecimento básico de informática e acesso à internet.  Confira o cronograma:

Lançamento do regulamento nos sites do MinC e da Secult

10/05/2017

Período de inscrições

18/05/2017 a 02/06/2017

Análise documental dos inscritos pela Comissão de Seleção

05/06/2017 a 09/06/2017

Divulgação do resultado preliminar nos sites do MinC e da Secult (www.secult.es.gov.br)

13/06/2017

Interposição de recursos

14/06/2017

Resultado dos recursos publicado nos sites do MinC e da Secult (www.secult.es.gov.br)

20/06/2017

Publicação da homologação do resultado final nos sites do MinC e da Secult (www.secult.es.gov.br)

22/06/2017

Período do Curso

De 01/08/2017 a 30/10/2017

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS E DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS TURMA

Distribuição de vagas por município: Turma II

Região Administrativa (IJSN/2012 - Mapa da Divisão Regional do ES – Microrregiões de Planejamento)

Município

Guaçuí

São José do Calçado

Bom Jesus do Norte

Gestores estaduais, IFES e sociedade civil

Espírito Santo

TOTAL DE VAGAS

Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais, desenvolvido pelo Minc, por meio da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (Sadi). A iniciativa acontece desde 2009, quando foi realizado um curso piloto em parceria com a Secretaria de Estado da Bahia e o SESC São Paulo. Desde então, diversos projetos já foram realizados por todas as regiões do Brasil, contemplando os estados de Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pará, Roraima, Acre, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

"Um dos principais desafios à afirmação plena dos direitos culturais no Brasil dos próximos anos está relacionado ao tema da necessária qualificação e profissionalização da gestão cultural. Para isso, os cursos oferecidos têm como objetivo o desenvolvimento teórico-conceitual e de habilidades necessárias para atuarem de acordo com o Sistema Nacional de Cultura", comenta a coordenadora de assistência técnica aos entes federados e aos programas de gestão cultural, Luisa Galiza.

SNC

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é o instrumento criado pelo MinC para gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre União, estados, municípios e a sociedade civil.

Para mais informações: 3636.7107 ou pelo Email: curso.secultes@gmail.com