01/09/2021 16h50

Inscrições abertas para participação no Festival Slam Esperança

Inscrições para estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas, podem ser feitas até o dia 03 de setembro.

Além de valorizar a cultura e a poesia periférica, o slam é reconhecido como uma das mais potentes práticas de educação não-formal, por estimular a leitura, a escrita literária e o senso crítico dos jovens. Agora, os estudantes do Ensino Médio, que estudam em escolas públicas no Estado, podem se inscrever até o dia 03 de setembro, para competir no Festival SLAM ESPERANÇA, competição nacional de poesia falada e organizada pela Flup – Festa Literária das Periferias e que agora chega ao Espírito Santo.

 De acordo com os organizadores, na inscrição, a pessoa deve escrever uma carta que não pode ter mais de 3.500 caracteres para uma mulher negra que o participante admira e considera uma inspiração. Como prêmio, o ganhador será publicado no novo livro da Flup e vai participar do festival literário no Rio de Janeiro, sede da realizadora.

link de inscrição

Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.flup.net.br, do Facebook https://www.facebook.com/FlupRJ ou da página do festival no Instagram: https://www.instagram.com/fluprj/.

 

O slam

 O slam consiste em uma batalha de poesia microfonada, sem o uso de adereços, figurinos ou instrumentos musicais, devendo ser feita apenas com voz e expressão corporal. Os participantes têm que declamar rimas autorais, em torno de três minutos, para depois serem julgados por pessoas escolhidas na plateia. 

 Originalmente, não existem estilos, gêneros ou temas pré-definidos nas batalhas, devido às várias linguagens e à diversidade dos participantes, seja em faixa etária, etnia ou classe social. As apresentações acontecem em lugares, como praças, escadarias e palcos, procurando atrair as comunidades do entorno. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard