25/11/2025 10h37 - Atualizado em 25/11/2025 15h09

Inscrições abertas para oficinas gratuitas de Percussão e Composição

O Projeto Entrelaços, do Espaço Thelema, no Centro de Vitória, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de Percussão e Composição Descomplicada, que serão realizadas no sábado (06). Os interessados podem se inscrever pelo link até este domingo (30). A iniciativa integra a programação da II Viradinha da Thelema, que contará com um dia inteiro de atrações culturais, todas abertas ao público.

A oficina de Percussão ocorrerá das 10h20 às 13h e é destinada ao público a partir de 12 anos. Para participar, é necessário levar o próprio instrumento. A atividade será ministrada por Maicon 7Cordas, formado no Curso de Formação Musical em Violão de 7 Cordas da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O músico atua com instrumentos de corda e percussão.

A oficina de Composição Descomplicada será realizada das 14h às 17h, para interessados a partir de 16 anos. A ministração ficará por conta de Eddu Souza, artista multi-instrumentista, compositor e professor de violão e guitarra.

A primeira edição do Entrelaços, realizada por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria da Cultura (Secult), buscou valorizar artistas que já integravam a agenda cultural da Thelema, muitas vezes de forma voluntária. O projeto terá continuidade com sua segunda edição, também pelo edital da Secult, dessa vez com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) e da Lei Aldir Blanc.

A II Viradinha da Thelema oferecerá um dia inteiro de atrações culturais. Além das oficinas, haverá uma feira cultural, cuja abertura será marcada por uma performance do bailarino Danilo dos Anjos. No fim da tarde, será exibido o documentário Waldo Motta, seguido de uma roda de conversa com o poeta. O encerramento da programação ficará por conta da cantora Elaine Augusta.

Diversidade

O Projeto Entrelaços teve início em janeiro deste ano, com a I Viradinha da Thelema, em comemoração aos sete anos do espaço cultural. Desde então, a Thelema, por meio do Entrelaços, promoveu diversas atrações culturais, sempre com grande participação do público. Entre as atividades realizadas, destacam-se o Projeto Ensaios, com apresentações musicais de artistas capixabas e repertório autoral, e o Prosas Literárias, que trouxe ao público obras e reflexões de diferentes escritores.

Em agosto, ocorreu também a Passeata Raulseixista, em parceria com o coletivo Kavernistas e o Bloco Maluco Beleza. A passeata, realizada anualmente em diversas cidades do Brasil em alusão ao aniversário de morte do cantor Raul Seixas, voltou a ocorrer presencialmente no Espírito Santo após a última edição, realizada em 2019.

A Thelema

A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, no Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural tornou-se referência para a classe artística e para o público — especialmente da Capital, mas também de outros municípios da Grande Vitória. Com o crescimento da procura e das atividades, a estrutura inicial tornou-se pequena para acolher as demandas dos produtores da Thelema e de artistas locais.

A solução foi buscar um espaço maior. Assim, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro, em uma edificação de quase 100 anos que permaneceu por muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali viveram: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema permanece nesse imóvel até hoje.

>> Inscrições: LINK

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard