15/10/2024 14h27 - Atualizado em 15/10/2024 14h28

Inscrições abertas para oficinas do projeto ‘Capoeira entre Lentes’ com oficinas de capoeira e fotografia

Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto "Capoeira entre Lentes: educação patrimonial por meio da fotografia em Araçatiba".  A formação tem duração de seis meses, com um encontro por mês, e conta com oficinas, visitas técnicas, palestras e rodas de capoeira.

Para se inscrever basta entrar em contato com o telefone: 27 99949-0335, via ligação ou WhatsApp. As oficinas terão início neste sábado (19).

As oficinas buscam valorizar a arte da capoeira e usam a fotografia como instrumento para a preservação de patrimônios culturais. As ações acontecem na Escola Municipal do distrito de Araçatiba, em Viana.

O projeto se desenvolverá em atividades de formação totalmente gratuitas, com enfoque na educação patrimonial, e contará também com a criação de uma página de Instagram, para divulgação das atividades e resultados do projeto.

Ao final do projeto será realizada uma curadoria para montagem de uma exposição com os registros produzidos durante as atividades, como meio de preservar a memória através do olhar dos próprios participantes.

Idealizado pela professora de educação física e instrutora de capoeira Kate Anne do Sacramento Souza, em parceria com o fotógrafo e Artista Visual Bryan Sunderhus Freitas, o projeto é realizado com recursos do Edital 05/2023 – Valorização das culturas tradicionais do espírito santo, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

 

A comunidade

Araçatiba é uma comunidade de descendência quilombola no município de Viana. No século XVIII chegou a ser uma das maiores fazendas da região, até virar um local para onde os negros escravizados fugiam e formavam quilombos, que após a escravidão mantiveram suas tradições, como as tradicionais celebrações à padroeira Nossa Senhora da Ajuda e a banda de congo mãe Petronilha.

Estas oficinas são uma celebração da interseção entre a sensibilidade artística, a preservação do patrimônio e a tecnologia contemporânea, destinada a iluminar e eternizar as riquezas culturais de Viana

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard