10/06/2021 12h51 - Atualizado em 10/06/2021 12h52

‘Imagens em trânsito’ é o tema da segunda edição do Fórum da Imagem

 

Ação promovida pela Galeria Homero Massena discute o deslocamento das imagens

Como acompanhar o trânsito das imagens e os discursos que as movimentam? A Galeria Homero Massena (GHM) abre a chamada pública para a segunda edição do ‘Fórum da Imagem’, neste ano com o tema: “Imagens em Trânsito”. A imagem fotográfica tem sido imperativa nas relações sociais, no consumo, nos afetos, além de ser dispositivo fundamental para a arte e para as linguagens artísticas no contemporâneo. O objetivo é debater o deslocamento das imagens, selecionando artigos ou textos críticos  que discutem o tema. 

Leia o Edital completo e conheça um pouco mais sobre o tema AQUI.

A ação, que segue com as inscrições abertas até dia 2 de julho, integra o Programa de Pesquisa e Formação da GHM, que discute a produção fotográfica no contemporâneo.

Inscreva-se no link AQUI

Após a seleção dos artigos, em sequência serão convocados artistas para o envio de imagens que se relacionem com os textos e se finaliza com a convocatória para propostas educativas. Estão previstos programas públicos online para os debates em torno das produções enviadas. Ao final de toda a programação, será publicado o catálogo do Fórum 2021 - Imagens em Trânsito.

Em sua segunda edição, o Fórum da Imagem reforça o caráter de um projeto que se orienta na formação e difusão, a partir da crítica sobre o trato entre imagem e cultura em seus contextos contemporâneos; além de incentivar a produção e formação crítica por meio da arte, divulgando artistas, críticos, pesquisadores e educadores.

  Primeira edição 

O Fórum da Imagem teve inicio em 2020 no contexto de distanciamento social em plena crise local e sanitária, por meio da qual se extrapolou a nossa relação com o mundo, e com o outro, intermediada pela imagem, sobretudo pela tela. Com o tema “Construção de Imagens Urgentes”, o Programa de Pesquisa e Formação da GHM movimentou no ano passado pesquisadores e análise crítica, 50 artistas, 70 imagens, leituras comentadas, lives, vídeos, um catálogo impresso e uma exposição. (foto do catálogo ao lado)

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard