12/08/2024 12h37 - Atualizado em 12/08/2024 12h58

Hub ES+ recebe presidenta da Funarte, Maria Marighella, na próxima sexta-feira (16)

Foto: Aju Paraguassu

Na próxima sexta-feira (16), às 10 horas, a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, participa da Conversa Criativa - Política Nacional das Artes, atividade que será sediada no Hub ES+, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Com a mediação do secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, essa conversa discutirá as políticas públicas de fomento cultural a partir de dados e das diretrizes do Funarte Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, que conta com o investimento de quase R$ 30 milhões para as artes brasileiras.

A atividade é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/inscricoes-hubes

Maria Marighella é a primeira mulher nordestina a ocupar a presidência da Funarte. Na gestão pública, foi assessora especial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, atuou como coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Funarte. Foi eleita vereadora pela Câmara Municipal de Salvador em 2020, mandato do qual está licenciada.

É atriz graduada pela Escola de Teatro da UFBA, a primeira escola de teatro em nível superior do Brasil, obteve formação livre em Mímica Corporal Dramática sob a orientação de Nadja Turenko e George Mascarenhas. Atuou nos espetáculos “Clarices” (1998), premiado no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga; “Quando a Cotovia Voa – Uma Fábula Libertária” (2001); “Marighella Vive”; “Ensaio de Casamento” (2012); e "Solas" (2018), este último dirigido por Jorge Alencar e Neto Machado.

Dirigiu o grupo Teatro em Boa Companhia com Wanderley Meira, e durante oito anos integrou, fez pesquisa, produção e circulou com espetáculos da Companhia do Teatro Visível. No cinema, integrou o elenco do longa-metragem “Meteoro” (2007), do portorriquenho Diego de La Texera (2007), e participou recentemente do Festival de Cinema de Berlim com “Marighella” (2019), filme dirigido por Wagner Moura no qual interpreta a avó paterna.

A Política Nacional das Artes é uma agenda prioritária para a Funarte e uma demanda histórica referendada pelas propostas das Conferências Nacionais de Cultura e, para ser efetivada, requer uma articulação institucional entre os diversos entes federativos para ser efetivada. Durante a Conversa Criativa serão debatidas as relações e atribuições dessa rede de instituições que precisam entrar em sinergia para concretizar e dar corpo a essa política pública inédita voltada para as artes brasileiras. O Funarte Rede das Artes busca ampliar o direito ao acesso às artes em sintonia com a maior política nacional de fomento cultural dos últimos anos: a Política Nacional Aldir Blanc.

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço:

Conversa Criativa - Política Nacional das Artes
Próxima sexta-feira (16/08)
Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória (ES)
Faça sua inscrição gratuita clicando no link da bio ou acesse: bit.ly/inscricoes-hubes

Assessoria de Comunicação HUB ES+

Lais Rocio