30/05/2022 08h46 - Atualizado em 30/05/2022 09h40

‘Guia anônima’ marca a estreia da linguista, tradutora e professora Junia Zaidan na ficção

O livro tem lançamento no dia 01 de junho, quarta-feira, em Vitória.

Tudo aquilo que se é e faz e não se conta, o que não se diz e se escamoteia na tentativa de não deixar rastros, como guias anônimas (uma referência à aba de navegação virtual que permite acessar sites sem deixar rastros nem históricos) que a personagem do conto que dá́ título ao livro abre no navegador: pode-se dizer que este é o mote central das narrativas escritas por Junia Zaidan no livro da sua estreia na ficção que será lançado no dia 1º de junho, às 19h, na Cervejaria Fratelli, em Jardim da Penha, Vitória. O lançamento acontece, com noite de autógrafos, presença da Combiousa (a Kombi da editora Cousa com a figura de Dom Quixote) e Música Ao vivo. Os livros poderão ser adquiridos no local a R$ 40 reais ou pelos sites da FiNA produtora e Editora Cousa.

 Com produção editorial da FiNA, em parceria com a editora Cousa e contemplado no edital 021/2020 de seleção de obras literárias da Secretaria da Cultura (Secult), a publicação ainda conta com ilustrações originais do artista visual Luciano Feijão e tradução de duas narrativas para o inglês.

 Narrativas

 Com 17 narrativas que trazem para o centro da cena personagens fortes, a sexualidade e a morte são dois grandes temas que se apresentam a partir e em torno das condições psicológicas, sociais, materiais e políticas que constituem a mulher na sociedade, com emancipação possibilitada pelo reconhecimento do corpo e do orgasmo. Questões políticas e de conflito de classe, tocando ainda em contradições que envolvem religião e instituição familiar, também constituem uma espécie de matriz de escrita, indissociáveis dos episódios, mesmo os mais íntimos, mais secretos, mais privados, que, não raro, recobrem a leitura, a escrita ou mesmo a tradução, tema caro à autora.

 Neste terreno, o anonimato em sua acepção de invisibilidade se dispersa, potencializando a construção de uma presença afirmativa, que passa primeiro pelo reconhecimento da violência constitutiva dos sujeitos: daí se depreende a não nomeação de qualquer mulher protagonista nos contos.

 Sobre a autora
Junia C. Santana de Mattos Zaidan nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1972 e é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 2005, onde atua como sindicalista, linguista e tradutora. É autora de “Difusão, geopolítica e ensino do inglês na periferia do sistema” (Edufes, 2022), entre outros livros acadêmicos. Contemplado com o primeiro lugar no Prêmio Secult de Literatura (2021) e com o segundo lugar no prêmio Rubem Braga (2020), este é seu primeiro livro de ficção.

 

SERVIÇO:


Lançamento do livro Guia Anônima, de Junia Zaidan

Data: 1º/06, às 19h

Local: Cervejaria Fratelli

Rua Saturnino Rangel Mauro, 1011, Jardim da Penha

Música ao vivo: Samba de Preta

Elaine Vieira, Lilinho e Maicon Gomes 

Pré-venda promocional no site www.finaprodutora.com/shop

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard