17/10/2019 15h59 - Atualizado em 17/10/2019 16h41

Guaçuí, Santa Teresa e Vitória recebem seminários sobre Economia Criativa e Turismo

Programação gratuita, que será realizada de 21 a 24 de outubro, é uma parceria entre Secult, Setur e Sebrae.

Com o objetivo de estabelecer relações entre as atividades vinculadas ao turismo e à economia criativa, as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) promovem na próxima semana uma programação de seminários para apresentar a criatividade e a inovação como diferencial competitivo no turismo.

Os eventos serão realizados em Guaçuí, na próxima segunda-feira (21); em Santa Teresa, na terça (22) e quarta-feira (23); e em Vitória, na próxima quinta-feira (24) e contarão com palestras e apresentações de casos de sucesso.

Os seminários são gratuitos, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta ligar para o telefone 0800 570 0800 e informar o nome completo e telefone de contato. A programação conta ainda com apoio da Santa Teresa Convention & Visitors Bureau e do Senac Santa Teresa.

Programação

Em Guaçuí, o evento terá início às 13h30 e contará com palestras, mesa redonda, e apresentações de casos empresariais de sucesso. Serão abordados os temas da Economia Criativa, do Turismo e dos Cafés Especiais, sendo este um produto local que traz notoriedade à região do Caparaó.

Já em Santa Teresa, o Seminário de Turismo terá a duração de dois dias. Na terça-feira (22) o evento começa às 9h e também contará com palestras e mesa redonda. Assim como em Guaçuí, a prefeita do município de Monteiro Lobato, em São Paulo, Daniela de Cássia Santos Brito, fará uma apresentação com o caso de Economia Criativa de seu município.

Também haverá apresentações voltadas à proteção da memória dos imigrantes. “O objetivo é enfatizar a importância da memória do imigrante responsável pela colonização da região como um importante atrativo turístico local”, reforça o analista do Sebrae ES, Sérgio Saquetto. Na quarta-feira (23), o evento terá a palestra sobre crédito e mesa redonda sobre marketing.

Em Vitória, o Seminário de Turismo terá início às 13h45 na sede do Sebrae ES, na Enseada do Suá, com as palestras: ‘Economia Criativa e Inovação para potencializar o Turismo’, apresentada pelo Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e gestor em Cultura e Economia Criativa, Décio Coutinho; e ‘Como as cidades podem utilizar a Economia Criativa para incrementar o Turismo’, ministrada pela pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, reconhecida como umas das três Top da América Central e Latina, Lala Deheinzelin.

Os palestrantes vão debater a Economia Criativa e tirar dúvidas sobre como aplicá-la como estratégia de desenvolvimento e sobre como as vocações locais e parcerias estratégicas podem potencializar as micro e pequenas empresas capixabas.

Potencializar

De acordo com o analista do Sebrae ES, Ubirajara Corrêa Nascimento, o evento aproxima empresários dos segmentos de turismo e economia criativa. “O objetivo é que os setores possam potencializar a vocação local para que implementem iniciativas inovadoras para auxiliar o aumento da comercialização de produtos e serviços”, explicou.

Segundo Kelly Machado, também analista do Sebrae, a cadeia de valor do Turismo é muito influenciada pela economia criativa. “Ela tanto agrega valor como atrativo turístico e produção associada – são os casos de museus e outros equipamentos culturais, patrimônio histórico, espetáculos, música, além de expressões culturais como o artesanato, o folclore e a gastronomia – quanto é fornecedora de serviços estratégicos para o próprio negócio com impacto direto na competitividade –  com os serviços criativos em publicidade, design e mídias”, informou.

Serviço:

Seminários Regionais de Economia Criativa e Turismo
Inscrições gratuitas pelo telefone: 0800 570 0800. Vagas limitadas.

Guaçuí

Data: 21/10 (segunda-feira)
Horário: 13h30
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Guaçuí (ACISG) – Rua Senador Atílio Vivácqua, 26, Centro, Guaçuí.

Santa Teresa
Data: 22/10 (terça-feira)
Horário: 9 horas
Data: 23/10 (quarta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Senac Santa Teresa - Rua Bernardino Monteiro, 682, Bairro Dois Pinheiros, Santa Teresa.

Vitória

Data: 24/10 (quinta-feira)
Horário: 13h45
Local: Auditório do Sebrae – Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá - Vitória.

Texto:  Assessoria de Comunicação Sebrae-ES
Criar Comunicação - criar@criarcomunica.com.br