06/08/2021 12h02

Grupo de artistas percorre rio Itapemirim dançando em websérie documental

CORPO-RIO” tem cinco episódios filmados em quatro cidades do sul do Estado e estreia será neste domingo (08)

Três artistas dançam pelo percurso do rio Itapemirim, principal curso d’água da região sul do Espírito Santo. Esse é o tema da websérie “CORPO-RIO”, documentário experimental em cinco episódios, que estreia neste domingo (08), às 20h. A produção será exibida no canal do Grupo Atuação, no YouTube. O grupo é um coletivo de artistas sediado em Cachoeiro de Itapemirim.

“CORPO-RIO” foi produzida durante o primeiro semestre de 2021 a partir de visitas, laboratórios e pesquisas do grupo em quatro cidades capixabas por onde o rio passa: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

O episódio de estreia, “Prelúdio”, apresenta os artistas Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Cooper dançando em uma casa de Cachoeiro, com marcas visíveis de uma enchente ocorrida em janeiro de 2020. Os episódios seguintes foram filmados em locais abertos das quatro cidades, traçando paralelos entre aspectos do rio e os quatro elementos da natureza.

Em Alegre, o elemento “ar” é o tema escolhido devido ao vapor d’água da imponente Cachoeira da Fumaça. Em Jerônimo Monteiro, o cultivo e a agricultura evocam o elemento “terra”. Em Cachoeiro, onde o rio corre em meio à paisagem fortemente urbanizada, o elemento “fogo” se faz presente. E o encontro final com o oceano Atlântico, em Marataízes, aborda o elemento “água”.

“Buscamos trabalhar na interface entre ecoperformance e vídeo-documentário para trazer à tona imagens desta imersão corpo-rio. Ampliar o cuidado com o meio global conectado com uma práxis artística, que busca um corpo ético/político/estético é a proposição dessa websérie. As imagens criadas não são apenas imagens, mas pulsões, proposições capazes de afetar, desconstruir e conectar performer e público”, comenta Weber Cooper, que além de atuar como performer é produtor executivo e um dos diretores do projeto.

A websérie, assim, é uma forma diferente de retratar a relação dos seres com os recursos hídricos e os demais elementos da natureza, focando no trajeto do Itapemirim, que tem uma importância muito grande para toda uma região – tanto do ponto de vista socioambiental, quanto por aspectos culturais e afetivos.

“CORPO-RIO” foi selecionado em edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

CORPO-RIO

O que é: Websérie documental com performances no rio Itapemirim, no Sul do ES

Quem faz: Grupo Atuação


Direção: Victorhugo Amorim e Weber Cooper

Onde assistir: Canal do Grupo Atuação no YouTube

Estreia: 08/08 (domingo), às 20h

Saiba mais em: http://linktr.ee/corporio

--

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Jória Scolforo
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard