19/05/2017 15h03

Funcultura: Projeto ‘Ópera nos Bairros’ circula pelo Estado

Ampliar, democratizar e popularizar o acesso de jovens e adultos em espetáculos de ópera é a proposta da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), por meio do projeto ‘Ópera nos Bairros’. Com estreia em junho, cinco sessões do espetáculo “O Telefone” irão circular por Vitória, Guaçuí, Anchieta, Itaguaçu e Afonso Cláudio.

Selecionado no Edital de Circulação de Ópera, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 2016, o ‘Ópera nos Bairros’ inicia sua 1ª edição do projeto com uma versão em português da famosa obra do compositor Gian Carlo Menotti, ‘O telefone’. A primeira apresentação acontece no dia 10 de junho (sábado), em Guaçuí. (Confira outras datas e locais no final da matéria)

O espetáculo estreou no Theatro Carlos Gomes, em 2013, e conta com a participação da cantora Janette Dornellas (DF), do barítono João Marcos Charpinel (RJ) e do pianista Willian Lizardo (ES), com direção artística e cênica de Janette Dornellas, Iluminação Fábio Prieto (ES), figurino Luza Carvalho (ES) e direção geral de Tarcísio Santório (ES).

Sinopse

Bem (barítono), tendo um presente, vem visitar Lucy (soprano) em seu apartamento, ele quer pedir sua mão em casamento antes que ele parta em uma viagem. Apesar de suas tentativas para chamar sua atenção o tempo todo, não é suficiente para fazer a sua pergunta, Lucy está ocupada com conversas intermináveis ao telefone celular. Entre suas chamadas, quando Lucy sai da sala, Ben ainda tenta destruir o aparelho de celular – sem sucesso.

Ben deixa o apartamento sem pedir a mão dela em casamento. Mas ele faz uma última tentativa: chama Lucy de uma cabine telefônica do lado de fora na rua e faz a sua proposta. Ela consente, e os dois se juntam em um dueto romântico por meio da linha telefônica, no final, Lucy garante que Ben se lembra de seu número de telefone.

A ópera

O Telefone é, acima de tudo, um espetáculo leve, ligeiro, gaiato e bem-humorado. Com a experiente e consagrada dupla de atores-cantores e com toda a malícia e frescor de seu jogo de cena, essa pequena joia de Menotti vem tocando o coração das plateias por onde passa.

Agenda de apresentações:

 

Guaçuí - Teatro Fernando Torres

10/06, às 20h

 

Anchieta - Centro Cultural

11/06, às 19h

 

Itaguaçu - Teatro Geraldo Cestari

15/06, às 20h

 

Vitória - Palácio Sônia Cabral

16/06, às 20h

 

Afonso Cláudio - Centro Cultural José Ribeiro Tristão

18/06, às 19h

 

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard