Funcultura: oficinas de escrita de crônica para público cachoeirense estão com inscrições abertas
Com o objetivo de incentivar a leitura e o desenvolvimento da escrita, o projeto Livro é Lugar de Fala chega na terceira edição e promove oficinas de escrita de crônica, que acontecem entre os dias 18 e 24 de abril, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Centro Interescolar Áttila de Almeida Miranda, localizada no bairro Vila Rica, em Cachoeiro de Itapemirim.
Idealizado pela professora Maria Gabriela Verediano, o projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e já beneficiou ao todo cerca de 200 estudantes. Diferentemente do que ocorreu nas edições anteriores, em que as oficinas eram restritas ao público escolar, desta vez as atividades serão abertas ao público em geral.
As inscrições podem ser realizadas de maneira gratuita no LINK, bastando informar o turno de preferência (matutino ou vespertino).
De acordo com Maria Gabriela, a proposta da iniciativa é aproximar os alunos de situações reais de comunicação, auxiliando no desenvolvimento de diversas competências e habilidades para além do âmbito escolar. “Os alunos passam a olhar para cidade onde nasceram com mais admiração e sentimento de pertencimento ao Espírito Santo”, afirma.
Ela conta que o projeto nasceu da necessidade de fomentar a formação cultural para os jovens, promovendo o contato literário com obras como as dos conterrâneos Rubem Braga e Carmélia Maria de Souza. “Nas crônicas de Rubem, há referências diretas aos lugares por onde os alunos transitam diariamente, ao vir à escola. Observei, então, que não se tratava apenas de literatura, mas da construção da subjetividade deles enquanto cachoeirenses”, ressalta.
Serviço:
Livro é Lugar de Fala
Oficinas de Crônica
Quando: dias 18, 19, 20 e 24 de abril
Horário: matutino (das 8h às 11h) ou vespertino (das 13h às 16h)
Local: Auditório da escola Áttila de Almeida Miranda, Avenida Nossa Senhora da Consolação, 176, Vila Rica, Cachoeiro de Itapemirim.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br