Funcultura: nova temporada do podcast “Poesia Capixaba” estreia com Suely Bispo
A vida e a obra de poetas emblemáticos da literatura produzida no Espírito Santo estão no foco do podcast “Poesia Capixaba”, que estreia nesta terça-feira (1º), no YouTube, tendo como convidada a escritora e atriz Suely Bispo – uma das principais representantes da literatura afro-brasileira produzida atualmente no estado.
Iniciativa do grupo Poesia no Ar, formado pelos poetas capixabas Ivny Matos e Fernando Gasparini, o programa contará com dez episódios. Em cada um, serão apresentados poemas, análises críticas e os percursos históricos de nomes expressivos da poesia local.
Além de Suely Bispo, serão tema do podcast as obras de Viviane Mosé, Paulo Roberto Sodré, Ester Abreu, John Conceito, Luciana Máximo, Haydée Nicolussi, Miguel Marvilla, Sérgio Blank e Geir Campos. Esses autores – alguns já falecidos – representam diferentes gerações e momentos históricos da literatura brasileira.
O objetivo é “traduzir” a linguagem poética para o formato de podcast, apresentando ao público – de modo dinâmico, leve e descontraído – a obra desses poetas. Com isso, espera-se alcançar um público menos familiarizado com a poesia, sobretudo os mais jovens, incentivando a leitura desse gênero literário.
“Poesia Capixaba” é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 018/2021 – Produção de Obras Literárias e Incentivo à Leitura, da Secretaria da Cultura (Secult).
Em atividade desde 2016, somando quatro temporadas, o “Poesia no Ar” tem aproximado a linguagem poética do público nas redes sociais, com publicação de vídeos de interpretação de poemas e entrevistas com autores diversos, promoção de concursos literários e outras ações.
“O formato de podcast é maravilhoso, por ser versátil. Lembra o rádio, e as pessoas podem ouvir em qualquer lugar. É muito gratificante poder levar a poesia do nosso estado para as pessoas, de maneira leve, criativa e responsável”, afirma Ivny Matos.
Fernando Gasparini ressalta que muitos dos poetas selecionados por eles ainda são pouco conhecidos entre o público mais jovem. “O podcast é uma forma de usar uma linguagem mais contemporânea e coloquial em favor da divulgação dos nossos artistas”, completa.
Fernando Gasparini e Ivny Matos, criadores do projeto (Foto: Divulgação)
Diversidade
Nesta nova temporada, a seleção dos artistas teve como critério a diversidade temática, mostrando um panorama vasto da produção poética ao longo do último século.
A produção destaca a importância das mulheres na história da poesia feita no Espírito Santo, como Haydée Nicolussi, a mais importante escritora capixaba da primeira metade do século XX; Suely Bispo, principal referência da literatura afro-brasileira feita no estado; Viviane Mosé, que é muito reconhecida em âmbito nacional; Luciana Máximo, autora de versos viscerais, unindo jornalismo e poesia; e Ester Abreu, que traz reflexões profundas e imagéticas em torno do tempo e da condição humana.
A temporada homenageia ainda o centenário de Geir Campos (a ser comemorado em fevereiro de 2024), mais famoso poeta modernista da geração de 45; rememora a literatura homoerótica em Paulo Roberto Sodré, e o pós-modernismo de ares trágicos em Sérgio Blank; além da poesia slam de John Conceito e dos versos preciosos de Miguel Marvilla.
Os episódios do podcast serão lançados semanalmente, a partir desta terça-feira, sempre no canal do projeto no YouTube. Além disso, no dia 20 de agosto, acontece um evento de lançamento do projeto, dentro da programação do Festival Parque Aberto, no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.
Serviço:
Podcast “Poesia no Ar”
Com Suely Bispo
Quando: 1º/08 (terça-feira)
Horário: às 19h
Disponível no YouTube
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627