19/07/2017 10h49 - Atualizado em 25/07/2017 22h17

FUNCULTURA: mostra em Patrimônio da Penha revela a beleza e as tradições da cerâmica no Estado

Decorativos, utilitários, contemplativos e ritualísticos. A existência e o uso da cerâmica são fundamentais para conhecer a história de diversos povos. No Estado, por exemplo, os objetos produzidos das tradições indígenas Aratu, Tupi Guarani e Una, remontam aproximadamente 2 mil anos de história. Ponte entre o passado e a contemporaneidade, o Coletivo Cerâmica Caparaó por meio do projeto "O Resgate das Tradições Ceramistas do Estado do Espírito Santo", convida a todos para a 1ª edição da mostra coletiva “Nossa Terra Viva”, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho no Espaço Puri, em Patrimônio da Penha, distrito de Divino de São Lourenço – Serra do Caparaó. A entrada é franca.

 A programação cultural vai contar com diversas oficinas, palestras, exibições de vídeos, forneria e interações gastronômicas na “Vernissage Caboclo” com produtos da culinária tradicional agroextrativista do Caparaó. O projeto foi contemplado no Edital 016 - Setorial de Artes Visuais 2016 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 Tradições

 O Coletivo Cerâmica Caparaó formado no Espaço Puri em Patrimônio da Penha, na Serra do Caparaó, iniciou-se no ano de 2012 por meio da troca de saberes e fazeres entre artesãos residentes e até mesmo nômades. De acordo com os organizadores, a Mostra Itinerante Nossa Terra Viva produzida pelo Coletivo Cerâmica Caparaó, com todo o viés contemporâneo, apresenta sua produção de objetos cerâmicos artesanais, utilitários, decorativos, contemplativos, ritualísticos e terapêuticos.

 

Serviço:

1ª Mostra Nossa terra Viva

 

Programação cultural:

28, 29 e 30 de julho: Exposição de objetos cerâmicos produzidos pelo Coletivo Caparaó com interações gastronômicas

 

Sexta -  28 de julho

10h – Abertura da Mostra

12h – Palestra – O Resgate das Tradições Ceramistas do Estado do Espírito Santo

14h às 17h – Oficina de Esmaltes Naturais

 

Sábado - 29 de julho

11h às 17h – Beijuzada e Juçarada

 

Domingo - 30 de julho

18 às 24h – Forneria com Mostra de Vídeos.

 Entrada franca.

Espaço Puri, ES-190, 418, Patrimonio da Penha, Divino de São Lourenço.

Telefone: (28) 99967-5622

Texto: Danilo Ferraz

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard