12/05/2023 16h52 - Atualizado em 12/05/2023 16h53

Funcultura: livro que resgata a história do Caxambu Santa Cruz é lançado em Cachoeiro de Itapemirim

Foto: Luan Volpato

O livro “Memórias do Caxambu Santa Cruz”, que resgata a história do Caxambu Santa Cruz e da própria comunidade quilombola, será lançado neste sábado (13), a partir das 17h, dentro da programação da festa Raiar da Liberdade, no quilombo Monte Alegre, interior de Cachoeiro de Itapemirim.

Resultado de um trabalho coletivo, que envolve pesquisa do professor Genildo Coelho Hautequestt Filho, textos da jornalista Rosângela Venturi Barros e imagens feitas pelo fotógrafo Luan Faitanin Volpato, o livro explica sobre o folguedo e apresenta os seus componentes, além narrar histórias de conquistas, desafios e perspectivas do grupo, tudo sempre integrado a um pano de fundo histórico, social e político.

Rosângela Venturi Barros ressalta que é uma honra participar de um projeto que valoriza os saberes ancestrais e dá visibilidade à comunidade. Para ela, a história do Caxambu Santa Cruz merece ser contada e recontada, sobretudo por seus mestres.

Um dos mais tradicionais grupos de caxambu da Região Sudeste, o Caxambu Santa Cruz recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

“É essencial podermos viabilizar obras como essa, com o papel de resgatar e reafirmar a identidade de pessoas que construíram e continuam construindo a história de um povo, e disseminá-la ao maior número possível de capixabas e brasileiros, tanto por meios físicos quanto digitais”, declara Luan Volpato.

O lançamento do livro faz parte da programação do Raiar da Liberdade, mais antiga festa da cultura tradicional do Espírito Santo, realizada todos os anos – sempre no dia 13 de maio – no quilombo Monte Alegre, como forma de relembrar o fim da escravidão no Brasil. No evento, apresentam-se diversos grupos que compõem o patrimônio cultural da sul do estado.

“Registrar, em livro, as histórias e as memórias que são contadas e recontadas em Monte Alegre há tantas gerações é mais uma forma de não deixar que essas memórias se percam no tempo”, conta Genildo Coelho Hautequestt Filho. Além de ser um dos autores do livro, ele também coordena os projetos da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense – entre os quais está a festa Raiar da Liberdade.

“Ver a história do grupo da minha família retratada nesse livro, com tanto respeito, é muito emocionante. Nós nos sentimos ainda mais motivados para continuar as nossas atividades”, comenta Maria Laurinda Adão, mestra do Caxambu Santa Cruz.

O livro é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 09/2021, para seleção de projetos culturais setoriais e concessão de prêmio para pontos de memória, da Secretaria da Cultura. Além disso, foi viabilizado pela Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz  / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627