09/08/2023 16h27

Funcultura: Grupo Rerigtiba estreia novo espetáculo infantil fruto de pesquisas sobre teatro de sombras

O espetáculo mistura manipulação com bonecos, objetos, máscaras e teatro de sombras (Foto: Sheila Bressan)

Nesta sexta-feira (11), o Grupo de Teatro Rerigtiba estreia seu novo trabalho autoral, o espetáculo infantil “Cadê Mafalda?”, que apresenta uma história sobre gentileza e aceitação, explorando a fantasia e o encantamento para tratar de temáticas como o respeito às diferenças e a capacidade de transformação das coisas.

A produção inédita mistura, em sua dramaturgia, teatro de manipulação com bonecos, objetos, máscaras e teatro de sombras. O trabalho dá continuidade às atividades de pesquisa e criação cênica do grupo, que revisitou técnicas de processos anteriores compartilhadas em residências artísticas com essas linguagens.

“Cadê Mafalda?” busca na espontaneidade e sinceridade das crianças um modo de olhar com encantamento para o mundo – que ainda não está carregado de julgamentos e preconceitos. A narrativa gira em torno de uma menina esperta, confiante e capaz de olhar e agir na direção do outro, em busca do que há de melhor nas pessoas e fazendo brotar amizades inusitadas.

Entre as referências para a construção do espetáculo, estão obras como o livro “O Pequeno Príncipe” (1943), de Antoine de Saint-Exupéry; o filme “A História Sem Fim” (1984), de Wolfgang Petersen; e o curta-metragem “O Menino, a Toupeira, o Cavalo e a Raposa” (2022), de Charlie Mackesy e Peter Baynton.

 “Cadê Mafalda?!” é fruto de pesquisas em torno do teatro de sombras (Foto: Sheila Bressan)“Cadê Mafalda?!” é fruto de pesquisas em torno do teatro de sombras (Foto: Sheila Bressan) A direção do espetáculo é do carioca Márcio Nascimento, que também é ator e um exímio conhecedor das técnicas de manipulação de bonecos e objetos cênicos. Segundo ele, a pergunta que o próprio título já traz levou a inúmeras outras questões ao longo do processo criativo da peça.

“A frase ‘Branco é a cor que não pinta’, dita por uma criança colombiana e documentada no livro ‘Casa das Estrelas’, que reúne definições de crianças acerca das coisas que existem, foi o caminho para as nossas respostas. A sala de ensaio é o lugar onde tudo é possível. O palco, o teatro, é um espaço em ‘branco’, que nos permite criar mundos. Somado a tudo isso, ainda temos o teatro de formas animadas, que é uma fonte inesgotável de possibilidades e tem capacidade de elevar todo o questionamento, posto à cena, ao nível da poesia”, comenta o diretor.

Ele acrescenta que, nesse “espaço em branco”, “vazio”, a ser habitado, é possível unir intuição e técnica. “Fazendo uso de materiais como tecidos, caixas, papéis e uma boneca, com a linguagem do teatro de sombras e, principalmente, com artistas inspirados, fomos criando a partir das respostas às perguntas que surgiam e, assim, fomos pintando o palco com todas as cores que a criatividade nos permite.”

O espetáculo conta com o elenco fixo do Grupo de Teatro Rerigtiba, sediado em Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo – que, em julho deste ano, completou três décadas de existência e trabalho contínuo, sendo um dos mais longevos coletivos artísticos do estado.

A companhia reúne artistas profissionais que se dedicam à pesquisa da linguagem teatral em suas diversas formas de expressão estética. Ao longo desses 30 anos de atividade, consolidou seu caminho nos processos de carpintaria teatral, por meio de intercâmbio e criação colaborativa, incorporando inúmeras práticas em suas produções, criações e encenações.

“Cadê Mafalda?!”, seu mais recente projeto, é fruto de pesquisas em torno do teatro de sombras e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital 013/2021 – Setorial de Teatro, para montagem de espetáculo.

O espetáculo conta com o elenco fixo do Grupo de Teatro Rerigtiba (Foto: Sheila Bressan)O espetáculo conta com o elenco fixo do Grupo de Teatro Rerigtiba (Foto: Sheila Bressan)

Serviço:

Espetáculo “Cadê Mafalda?”

Quando: de 11 a 13 de agosto

Horário: às 19h

Local: Espaço Cultural Rerigtiba, Av. Oliveira,334, Justiça II, Anchieta

Classificação livre (a partir de 5 anos)

Entrada gratuita

Devido ao limite de público do espaço, é necessário confirmar presença pelo telefone (28) 98811-8468

Ficha técnica

Elenco: Danilo Curtiss, Julia Campos, Marcelle Ludgero, Sara Lyra e Welida Pontes

Direção: Marcio Nascimento

Roteiro: Marcio Nascimento, Sara Lyra e Welida Pontes

Produção: Telma Amaral

Figurino: Carlos Alberto Nunes

Confecção de figurino: Raquel Miranda

Cenografia e criação de objetos de cena: Carlos Alberto Nunes

Assistentes de cenografia e adereços: Sara Lyra e Telma Amaral

Concepção e confecção de máscaras: Telma Amaral

Concepção e confecção da boneca Mafalda: Maria Adélia

Desenho de figuras e assessoria em teatro de sombras: Alexandre Fávero

Iluminação: Daniel Boone

Seleção de trilha musical: Marcio Nascimento

Voz do dragão: Affonso Alvarenga

Vozes das crianças: Clara Amaral, Pablo Prestes, Bernardo Sena, Maria Clara Ludgero, Maria Campos, Ester Campos e Miguel Malard

Operador de som: Julia Campos/Telma Amaral

Operador de luz: Daniel Boone/Murillo Pompermayer

Designer gráfico: Sheila Bressan

Realização: Grupo de Teatro Rerigtiba



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard