Funcultura: escritora Carla Guerson lança livro de poemas “Fogo de palha”, com roda de conversa
Autoimagem, maternidade, aceitação, saúde mental, envelhecimento e finitude são alguns dos temas que estão no centro da roda de conversa que acontece nesta terça-feira (03), às 18h30, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória. O encontro marca o lançamento de “Fogo de palha”, segundo livro da escritora capixaba Carla Guerson.
O papo com a autora será mediado por Marília Cafe, escritora e editora, à frente da Pedregulho – que publica o livro de Carla Guerson. No evento, os primeiros 20 participantes que chegarem ao local vão ganhar um exemplar de “Fogo de palha” como cortesia.
Publicado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o livro tem orelha assinada pela poeta e atriz capixaba Suely Bispo.
“Eu quis fazer uma obra com mulheres capixabas envolvidas em todas as etapas. Capa, edição, textos de apoio, tudo. Tanto para incentivar como para reconhecer que estou aqui, sou fruto de tudo isso e me apoio nessas mulheres que, assim como eu, têm resistido em um estado pequeno e conservador. Nós estamos aqui, existimos e resistimos. Tenho muito orgulho de fazer parte do cenário literário capixaba”, afirma Carla Guerson.
Com uma escrita forte, que não deixa de lado a sensibilidade, a escritora se firma como uma importante voz no cenário da literatura produzida por mulheres no Espírito Santo. Sua escrita aborda assuntos cotidianos e recorrentes na vida das mulheres, trazendo narrativas inspiradas em experiências próprias e alheias.
Em “Fogo de palha”, sua primeira obra de poesia, traz questões que impactam a vida das mulheres de sua geração. Morte e vida, amores e desamores, autodescoberta, maternidade, aceitação, solidão, envelhecimento, finitude e outros temas são retratados pelo olhar apurado da poeta.
“Esse é meu primeiro livro, na verdade, embora publicado depois de ‘O som do tapa’. Aqui estão os meus primeiros escritos, os riscos, as falhas, as tentativas. Minha linguagem inicial sempre foi a poesia, embora eu ainda tenha receio de pisar nesse território que me parece sagrado e me denominar poeta”, observa a autora.
Ela conta que o livro é resultado de 40 anos de observação, dores e experimentação artística, que resultaram numa obra dividida em três seções: “Por se sentir inadequada”, que retrata o sentimento diante da morte, da impermanência e da finitude; “Na hora de fazer não doeu”, na qual disseca a maternidade de forma não convencional; e “Cansei de performar”, em que aborda questões relativas ao corpo feminino, ao machismo estrutural e à pressão estética.
O livro está à venda por R$ 45 no site da editora Pedregulho, que também disponibiliza como amostra um dos poemas que compõem a publicação.
Sobre a autora
Carla Guerson é escritora, feminista, geminiana, incomodada. Capixaba, nascida e criada em Vitória, onde reside, escreve em verso e prosa. É autora do livro de contos “O som do tapa” (Patuá, 2021). “Fogo de palha” é seu primeiro livro em versos. Mais informações sobre a autora estão disponíveis em seu perfil no Instagram.
Serviço:
Lançamento do livro “Fogo de palha”, de Carla Guerson
Roda de conversa com a autora, mediada por Marília Cafe
Quando: 03/10 (terça-feira)
Horário: às 18h30
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada franca
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583