Funcultura: El Caracol promove oficina gratuita sobre cineclubismo
Atividade busca formar agentes culturais para cineclubes novos ou já existentes. Após oficina haverá sessão de filme e sarau
No próximo sábado, o Cineclube El Caracol promove uma oficina gratuita sobre cineclubismo, que culmina com uma sessão cineclubista e um sarau em homenagem à mulher originária. As atividades culturais acontecem no Espaço Puchara, localizado em Maruípe.
A oficina com duração de quatro horas é gratuita e voltada para qualquer pessoa tenha interesse em conhecer ou aprender mais sobre a atividade e o movimento cineclubistas, sejam já ativas na área ou que tenham intenção de participar ou criar um cineclube.
Durante o evento serão abordados alguns conceitos relacionados a ação dos cineclubes, democratização da cultura e da produção audiovisual, direitos autorais, as principais entidades cineclubistas a nível local, nacional e regional, editais, além de uma parte prática sobre equipamentos usados e como utilizá-los.
Como culminação da oficina haverá uma atividade prática uma sessão cineclubista também gratuita e aberta à toda comunidade. Em comemoração ao Dia da Mulher Originária, será exibido o filme Ixcanul, que conta a trajetória de uma jovem indígena, seguido de um bate-papo sobre a obra e um sarau relacionado com a data lembrada.
As atividades do Cineclube El Caracol contam com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e recursos do FUNCULTURA. Será uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o cineclubismo, uma das áreas contempladas pelo fundo, cujo edital 2017 será lançado hoje (31 de agosto).
PROGRAMAÇÃO (Sábado, 2 de setembro de 2017)
13h - Início da oficina
15h30 - Lanche e exibição do curta-metragem capixaba Que Floresça a Luz
16h - Continuação da oficina/ montagem da sessão
18h - Exibição do filme Ixcanul (Guatemala) seguido de debate
21h - Sarau em homenagem à mulher originária
LOCAL: Espaço Puchara, Avenida Maruípe, 577, Vitória
---
Sobre o oficineiro: Diego Barbosa, realizador cultural, poeta, educador e Mestre em Ensino na Educação Básica. Desde 2007 atua como agente cineclubista, oficineiro exibidor cinematográfico no circuito profissional. Membro fundador do Cineclube El Caracol.
Sobre o filme:
María, uma jovem maia de 17 anos que vive em uma plantação de café com seus pais, já tem seu destino traçado: um casamento arranjado com o qual ela não concorda, mas não pode escapar. Ela acaba se encantando por Pepe, um jovem que a conquista com planos de fugir para os Estados Unidos e começar vida nova. Até que, um dia, ele some, deixando a jovem grávida e sozinha. Quando sofre complicações na gravidez, Maria é levada para um hospital na cidade, onde ela finalmente tem contato com o mundo moderno que sempre sonhou conhecer. Mas, no fim, esse sonho pode se tornar um chocante pesadelo.