18/09/2023 08h31 - Atualizado em 18/09/2023 12h17

Funcultura: alunos da rede pública participam de intercâmbio com renomados maestros em Afonso Cláudio

Maestro Eduardo Lucas, um dos professores, regendo a Banda Sinfônica Vale Música (Foto: Fábio Prieto)

A partir desta terça-feira (19), alunos da rede pública de Afonso Cláudio participam de uma experiência única de aprendizado musical, a partir de um intercâmbio que promove masterclasses com os renomados maestros Célio Paula e Eduardo Lucas. Intitulado “Vijazz – Vivências Jazzísticas Entre Gerações”, o projeto é realizado pelo professor, maestro e produtor Marcelo Dutra Coutinho, com apoio do Instituto Cultural das Montanhas, e visa ao aprimoramento musical de jovens da região.

As aulas serão ministradas em dois locais: na Escola Municipal Agrícola e na Banda Musical São Sebastião – ambos locais onde Marcelo Dutra Coutinho leciona regularmente. Fundador do Instituto Cultural das Montanhas, ele ressalta que a iniciativa tem, entre suas principais metas, descentralizar o acesso à educação musical, levando os maestros até o interior do estado.

O intercâmbio acontece até sexta-feira (22), nos períodos matutino, das 7h30 às 10h20, e vespertino, das 13h30 às 16h50. Nos dois primeiros dias, a masterclass será ministrada pelo maestro Célio Paula, que está há 38 anos à frente da Orquestra Pop & Jazz e das oficinas de música do Ifes Campus Vitória. Está prestes a lançar seu primeiro EP, “Manga Doce”, produzido pelo violonista, guitarrista e produtor Thiago Perovano.

Na sequência, quem conduz a masterclass é o maestro Eduardo Lucas. Presidente do Instituto Cultura Viva, professor e maestro no Projeto Vale Música Serra, ele foi professor na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). No Vale Música, é maestro da Banda Sinfônica Vale Música e da Vale Música Jazz Band, grupos que vêm se destacando no cenário musical brasileiro. Também é coordenador pedagógico do curso de Introdução à Regência do Programa Vale Música e, atualmente, cursa o doutorado em Música no Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto busca atender a cerca de 40 alunos do Instituto Cultural das Montanhas, promovendo também acesso aos estudantes da Banda Musical São Sebastião, com faixa etária entre 6 e 15 anos.

“Esse projeto vai possibilitar o contato com professores renomados da educação musical e que, como maestros, são uma referência para mim. Considero uma grande realização promover essa aproximação entre eles e os meus alunos”, afirma Marcelo Dutra.

O programa do projeto visa realizar, de maneira individual e coletiva, o estudo de técnicas para qualificação da execução prática do instrumento musical, compreensão do conhecimento teórico, da história da música e do jazz e dos idiomatismos da linguagem musical, entre outros conteúdos.

No último dia do projeto, os alunos vão realizar um ensaio aberto na casa de idosos Ninho do Amor, sob a regência do maestro Eduardo Lucas, levando acolhimento aos moradores e executando tudo que foi trabalhado durante os quatro dias do projeto. Além da apresentação no asilo, haverá outra na escola agrícola.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Whatsapp: (27) 99753-7583